Filosofia, perguntado por buenodefreitasannyka, 3 meses atrás

1) “Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.” O TEXTO ACIMA TRATA DE DOIS PERÍODOS DA HISTÓRIA OCIDENTAL EUROPÉIA, UM MOMENTO DE TRANSIÇÃO E MUDANÇA DE MENTALIDADE. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA *

a) Antiguidade e Renascentista
b)Medieval e Renascentista
c)Antiguidade e Medieval
d) Mitológico e Medieval

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

O texto trata de dois períodos da história ocidental europeia, um momento de transição e mudança de mentalidade:

b) Medieval e Renascentista

O longo período medieval europeu compreende aproximadamente 10 séculos, quando a Igreja predomina como detentora do pensamento. A fé se impunha a razão. O homem submetido às forças divinas e Deus como centro de  tudo.

O período Renascentista trouxe o questionamento aos dogmas impostos pela Igreja e a predominância da razão. A natureza passa a ser entendida pela própria natureza. O homem passa a ser o centro da reflexão e seu novo  entendimento de realidade determinam novas relações políticas, econômicas e culturais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes