1. Os seres vivos de um ecossistema interagem de diversas maneiras. Um tipo de interação são as relações alimentares, ou seja, aquelas que envolvem um organismo se alimentando de outro. As relações alimentares entre os organismos nos ecossistemas podem ser representadas pelas cadeias alimentares. Uma cadeia alimentar é formada por uma sequência de interações entre diferentes organismos que servem de alimento uns aos outros. Desta forma, responda: qual é a importância das bactérias e fungos nas cadeias alimentares? *
2. Descreva as principais características das seguintes camadas da Terra; - a) Crosta; - b) Manto; - c) Núcleo externo; - d) Núcleo interno; *
3. Considere o modelo geocêntrico e o modelo heliocêntrico e responda: qual é a principal diferença entre eles? *
A) O centro do universo é representado pelo sol no modelo geocêntrico e pela Terra no modelo heliocêntrico e, em ambos, os astros giram ao redor deles.
B) O centro do universo é representado pela Terra no modelo geocêntrico e pelo Sol no modelo heliocêntrico e, em ambos, os astros se movimentam ao redor deles.
C) Os dois modelos apresentam a Terra como o centro do universo e os astros estão parados.
D) Os dois modelos apresentam o Sol como o centro do universo e os astros estão parados.
4. Diferencie minérios, minerais e rochas.
5. De acordo com sua origem, as rochas são classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas. Defina e dê exemplos de cada uma dessas rochas: - a) Ígnea; - b) Sedimentar; - c) Metamórfica. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres vivos. Os processos utilizados por esses seres vivos, que são chamados de autotróficos, para a produção dos alimentos é a fotossíntese e a quimiossíntese. Podemos citar como exemplos de produtores as plantas, algas e algumas espécies de bactérias.
Consumidores: organismos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos. Os consumidores apresentam diferentes classificações: os que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários; os que se alimentam de consumidores primários são chamados de secundários; os que se alimentam dos secundários recebem o nome de terciários e assim sucessivamente. A cada nível, energia e matéria são perdidas, por isso, as cadeias alimentares geralmente apresentam poucos níveis tróficos.
Decompositores: assim como os consumidores, os decompositores são heterotróficos, pois não produzem seu próprio alimento. Esses organismos, geralmente representados por fungos e bactérias, realizam a decomposição – processo responsável por devolver ao ambiente nutrientes para que possam ser utilizados por outros seres vivos.
Me perdi na atividade q vc mostrou