1. Os sais de cobalto são bastante empregados como indicadores de umidade e, popularmente, como indicador meteorológico. Considere os seguintes efeitos no equilíbrio químico da reação abaixo: a) Imagine que uma frente fria (massa polar) se aproxime, e traga com ela umidade. Qual o efeito no equilíbrio abaixo? b) A frente fria provoca uma diminuição drástica da temperatura. Qual o efeito no equilíbrio abaixo? c) Qual o efeito da adição de nitrato de prata (AgNO3), dados Kps (AgCl) = 1.6x10-10?
Soluções para a tarefa
Olá,
os sais de cobalto, como o cloreto de cobalto, participam da seguinte reação de equilíbrio :
[Co(H2O)6]²+(aq) + 4Cl-(aq) ⇆ [CoCl4]²−(aq) + 6 H2O(ℓ)
O complexo [Co(H2O)6]²+ é rosa e o [CoCl4]2− é azul.
a) na situação em que for acrescentada umidade a esse sistema, haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido da esquerda, formando mais [Co(H2O)6]²+, pois a água é reagente da reação nesse sentido. Adicionando mais água, o sistema consumirá a água em excesso formando assim, mais do produto.
b) A temperatura influencia também nesse equilíbrio; a baixa temperatura favorece a formação do [Co(H2O)6]²+; enquanto a alta temperatura favorece a formação de [CoCl4]²−.
Sendo assim, a frente fria deslocará o equilíbrio à esquerda, formando [Co(H2O)6]²+, colorindo a solução de rosa.
c) O nitrato de prata é solúvel em água, liberando íons NO3- e Ag+. O cloreto de prata, AgCl, é um sal muito pouco solúvel. Sabemos disso devido ao valor de Kps que é muito baixo, da ordem 10^-10. Portanto, assim que os íons Cl- presentes no sistema forem colocados em contato com os íons Ag+, haverá a precipitação de AgCl, conforme abaixo:
Ag+ + Cl- --> AgCl
a precipitação consumirá os íons Cl- presentes no equilíbrio dos sais de cobalto, levando ao deslocamento do equilíbrio no sentido da esquerda, para repor os íons Cl- que foram consumidos. O que formará mais [Co(H2O)6]²+, colorindo a solução de rosa.