1. Os registros presentes no diário de Carolina de Jesus refere-se ao período entre 1955e1960.Nessa época, o Brasil e a cidade de São Paulo (SP) passavam por grandes transformações.
a) Em 1954,São Paulo comemoravam o seu quarto centenário exaltado o progresso e os fundadores da cidade, os bandeirantes, com o slogan "São Paulo: a cidade que mais cresce no mundo ".Como parte das comemorações, foi inaugurado o Parque do lbirapuera,construído onde antes era uma favela, cujos barracos foram transferidos para a favela do canindé,na qual morava Carolina de Jesus. Considerando isso,explique como o progresso de São Paulo produzia reflexos na vida de moradores das favelas da cidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A respeito da obra de Carolina de Jesus e do progresso de São Paulo, podemos afirmar:
- A construção do Parque do lbirapuera refletiu de modo negativo na vida das pessoas que moravam na favela, antes da construção do parque. Além da situação de falta de amparo social e político, os moradores tiveram que enfrentar a marginalização de suas vidas, pois foram transferidos para outra favela.
- Outro impacto significativo é que o progresso da cidade acarretou a construção de mais e mais pontos turísticos, criando uma separação nítida entre quem vive no “centro” e quem, por falta de condições dignas de sobrevivência, é obrigado a viver nas periferias.
São Paulo
A cidade de São Paulo, graças aos investimentos em indústrias e urbanização, se tornou uma metrópole de renome internacional. Apesar do avanço do progresso, a cidade também sofre as consequências desta situação, uma vez que, assim como surgem as grandes construções, iniciou-se um percurso de inúmeras pessoas vivendo em condições extremas. Tal cenário pode ser comprovado a partir da intensificação da pobreza, em especial do aumento das favelas.
Saiba mais sobre desigualdade social em:
https://brainly.com.br/tarefa/2442025
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes