Sociologia, perguntado por marynursyotyhwy, 11 meses atrás

1)Os profissionais do serviço Social deparam-se com a necessidade de novas perspectivas para a profissão e vislumbram a exigência de renovar as discussões que fundamentam as questões teóricas, metodologias e interventivas da categoria. Sob a influência do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, elencando a insatisfação dos assistentes sociais diante da limitação teórica e política, vislumbram a perspectiva de mudança de postura e questionamentos da profissão. Os profissionais assumem a postura de:

Alternativas:

a)Reflexão e conscientização sobre o sistema capitalista.

b)Atenção ás pessoas desorientadas e sem alfabetização.

c)Crítica ao modelo de serviço social moderno.

d)Planejamento e intervenção mantendo o ritmo anterior.

e)Disputa entre os diferentes poderes estabelecidos em lei.

2)No período da ditadura houve uma profunda desmobilização dos movimentos políticos emergentes e no período populista, tais como os sindicatos rurais, o movimento de educação, junto com os quais a categoria dos assistentes sociais atua. O que foi colocado como estratégia neste período para minimizar as marcas do capitalismo, que são expressas pela exploração da força de trabalho e pela concentração de renda?

Alternativas:

a)A política social.

b)A política de intervenção social.

c)A política de assistencialismo.

d)A política de censura.

e)A política econômica.

3)O processo de renovação do Serviço Social ocorre sob três perspectivas: Perspectiva Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Ruptura, cada qual apresenta características próprias e peculiares que impulsionaram o processo de discussão interna da profissão. os profissionais buscam um posicionamento modernizador em sua intervenção prática, nas suas técnicas de intervenção diante da prática em situações apresentadas no contexto da Ditadura Militar. Este contexto exige tal mudança. Assim, os profissionais admitem ações,mas sem perder o foco das políticas e programas sociais representados pelo Estado. Qual foi esta perspectiva de ajustamento à realidade?

Alternativas:

a)Perspectiva Modernizadora.

b)Perspectiva Conjuntural.

c)Perspectiva Consensual.

d)Perspectiva Econômica.

e)Perspectiva Política.

4)O Movimento de Reconceituação apresenta diversidades, tais como construção das críticas e questionamentos das expressões das questões sociais, assim como das propostas de atuação tradicionais. Também propõe a construção do 'novo' ao Serviço Social Latino Americano, norteadores da discussão na década de 70 e, posteriormente, remete, ao Brasil, a discussão no bojo da Ditadura Militar a que a categoria profissional se mobiliza Qual era o objetivo a ser atingido?

Alternativas:

a)Novas concepções e redefinições da prática profissional.

b)Velhas concepções e redefinições da prática profissional.

c)Novas concepções e redefinições da prática comercial.

d)Antigas concepções e manutenção da prática profissional.

e)Novas concepções e alinhamentos políticos.

5)Após o golpe, no Brasil a estrutura econômica apresentou-se sem alteração, e com a presença intensa do capitalismo, dos latifundiários e o domínio do capital estrangeiro. Na questão política, ocorre a preservação da burguesia como classe hegemônica, que camuflada pela proteção militar, continua a exercer o domínio de classe, contudo não diretamente, mas continuam a compartilhar a mesma visão de mundo burguesa. Segundo CHIAVENATO, 1994, p. 48, o que aconteceu no ano de 1963?

Alternativas:

a)Foi revogado o parlamentarismo e a volta ao comunismo.

b)Foi revogado o comunismo e a volta ao presidencialismo.

c)Foi revogado o presidencialismo e a volta ao parlamentarismo.

d)Foi revogado o cooperativismo e a volta ao capitalismo.

e)Foi revogado o parlamentarismo e a volta ao presidencialismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabianareisso
13
resposta:

1a 2e 3a 4a 5e

marynursyotyhwy: obrigado fabiana
Respondido por stlimabraga2008
6

Resposta:

1a

2e

3a

4a

5e

Explicação:respostas corretas

Perguntas interessantes