Português, perguntado por sandrielikurovski, 11 meses atrás



1. Os professores de Sobral uniram os conteúdos da BNCC às metodologias ativas para elaborarem
o currículo do ensino fundamental do município. Em outros países, as metodologias ativas também
são recorrentemente utilizadas na educação formal, um exemplo é a educação na Finlândia.
Escolha uma metodologia ativa recorrentemente utilizada na Finlândia, explique-a em poucas
palavras e reflita de que forma esta metodologia poderia ser utilizada (ou é utilizada) em escolas
brasileiras.
2. De que forma as metodologias ativas auxiliam na elaboração do currículo escolar, de forma que
este cumpra seu objetivo perante a BNCC: desenvolver as aprendizagens essenciais nos
estudantes ao longo da educação básica?
3. Assim como os educadores de Sobral – CE se basearam na BNCC para desenvolver o novo
currículo para o ensino de Ciências no município utilizando conceitos de Metodologias Ativas, quais
práticas podem ser desenvolvidas na sua área de graduação para o Ensino Fundamental utilizando
Metodologias Ativas e de acordo com os objetivos da BNCC. Indique 2 práticas e explique-as.
"

Soluções para a tarefa

Respondido por Anabrito43
112

Resposta:

              Ao utilizarmos as metodologias ativas, é sempre necessário entender que o estudante esteja sempre no centro do processo de aprendizagem. Os professores precisam incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Com isso, precisam colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.  

                Por ser um documento de regulamentação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, garantindo o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento relevante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Além de, nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas.  

                   No que se refere a duas metodologias ativas que eu utilizaria seria a “sala de aula invertida” – em inglês, flipped classroom – como um método ativo bastante atual e que, inclusive, pode ser o que dominará em um futuro próximo. Sendo assim, esse método tem por objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por conteúdos virtuais. Também utilizaria a “aprendizagem baseada em projetos” (ABP) – em inglês, project based learning (PBL) – tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios. Sendo assim, o aluno precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico ― seja utilizando a tecnologia ou os diversos recursos disponíveis, o que incentiva a capacidade de desenvolver um perfil investigativo e crítico perante alguma situação.

Respondido por thaynnaba
4

1 - Podemos citar o caso da gamificação que se vale de regras de jogo para que o ensino seja mais lúdico e próximo as crianças.

2 - As metodologias ativas possibilitam um ensino híbrido que não é tão preso as caráter técnicos como era visto antigamente.

Isso é basante positivo tendo em vista que torna o ensino muito mias atrativo as crianças o que dá um maio respaldo qualitativo.

3 - Podemos citar a gamificação como já citado acima e a PBL que consiste em o ensino de grande maior prático.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes