História, perguntado por esterquadrosdamiane, 4 meses atrás

1) Os primeiros anos do Brasil republicano, de 1889 até 1930, foram caracterizados pela república de espada e pela república oligárquica. Diferencie, de uma maneira geralcada uma delas:


2) Muito comum neste período foi a política dos governadores. Como ela funcionava na prática?

3) Como podemos caracterizar o sistema eleitoral no Brasil do período da república oligárquica (de 1891 a 1930)? Em sua opinião existem diferenças e semelhanças com o sistema eleitoral de agora?

Soluções para a tarefa

Respondido por mahespindola860
3

Resposta:

Oii Espero que te ajude!:

República Velha é o período da história do nosso país que se estendeu de 1889 a 1930. Os marcos que estipulam o início e o fim desse período são a Proclamação da República e a Revolução de 1930. Esse período é mais conhecido entre os historiadores como Primeira República, por se tratar do primeiro período da República no Brasil.

Resumo

→ A República Velha é chamada pelos historiadores de Primeira República.

→ Esse período foi iniciado com a Proclamação da República, que fez com que Deodoro da Fonseca assumisse a presidência.

→ O período de 1889 a 1894 é também conhecido como República da Espada.

→ A República Velha contou, ao todo, com treze presidentes e com outros dois que não puderam assumir a presidência.

→ O mandonismo, clientelismo e coronelismo são características importantes desse período.

→ A política dos governadores e a política do café com leite foram práticas importantes do arranjo político das oligarquias.

→ O Brasil experimentou um avanço industrial embrionário nesse período, que resultou no nascimento do movimento operário no país.

→ A desigualdade social e a política corrupta desse período motivaram revoltas em diversas partes do país.

→ A Revolução de 1930 foi o acontecimento que precipitou o fim desse período e inaugurou a Era Vargas.

Contexto histórico

A República Velha iniciou-se em 1889, quando aconteceu a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Esse acontecimento iniciou-se pela manhã do dia citado quando os militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubaram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Na sequência do dia, José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República.

Após a Proclamação da República, Deodoro da Fonseca foi escolhido como presidente provisório. Em 1891, o marechal foi eleito presidente do Brasil para um mandato de quatro anos, mas renunciou ao cargo e foi sucedido pelo seu vice, o marechal Floriano Peixoto, que permaneceu no cargo até o ano de 1894. Esse período de 1889 a 1894, em que o país foi governado por dois presidentes militares, é conhecido como República da Espada.

Explicação:

Espero de verdade ter te ajudado ^^

Deu trabalho p fazer essa resposta, entt se vc puder dar 5 estrelas já fico feliz ^^

Respondido por Juninhozinhoinho
0

Explicação:

1- república da espada: república comandada pelos dois marechais, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto(marechal de ferro)

2- consistia na alternancia de poder entre São Paulo e minas gerais(também conhecida como política do café com leite, café em SP e leite em Minas)

3- A principal característica do sistema eleitoral dessa época era o coronelismo. Já que o voto não era secreto, os coronéis podiam controlar as eleições nas suas regiões através de ameaças.

Na minha opinião existem mais diferenças do que semelhanças, a começar pelo voto feminino, que só veio vigorar no Brasil de maneira plena com a reforma eleitoral de 1985. Outra diferença é a segurança.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes