1) Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados com um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do material contido no prato A. Esse procedimento foi repetido com palha de aço em lugar de papel. Após cada combustão, observou-se:
(A) Com Papel o prato A fica acima de B; com palha de aço o prato A fica abaixo de B.
(B) Com Papel o prato A fica acima de B; com palha de aço o prato A fica acima de B.
(C) Com papel os pratos A e B ficaram no mesmo nível; com palha de aço os pratos A e B ficaram no mesmo nível.
(D) Com Papel o prato A fica abaixo de B; com palha de aço o prato A fica abaixo de B.
(E) Com Papel o prato A fica abaixo de B; com palha de aço o prato A fica acima de B.
2) Desde a Antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, dentre elas, as ponderais, ainda válidas. Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo: I. a Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao ser oxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico; II. a Lei da Conservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56g de Óxido de Cálcio; III. a Lei das Proporções Definidas, se 1,0 g de Ferro reage com 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g de Ferro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto; IV. a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de Ferro reagem com dois mols de Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mols de Ferro reagirão com três mols de Oxigênio para formar Óxido Férrico. Assinale a opção correta.
(A) A afirmativa III está correta.
(B) A afirmativa II está correta.
(C) As afirmativas I e II estão corretas.
(D) As afirmativas II e IV estão corretas.
(E) As afirmativas II e III estão corretas.
3) As reações químicas podem ser classificadas de acordo com as suas especificidades. A respeito das equações do quadro, numeradas de I a V, está correto afirmar que a reação:
(A) Na reação IV a massa de nitrogênio e hidrogênio é maior que a massa de amônia formada.
(B) Na reação V podemos notar precisamos de 1 parte de ferro como reagente para obtermos 2 partes de ferro como produto.
(C) Na reação I a massa de reagentes é menor que a massa de produtos formados
(D) Na reação III é necessária 1 parte de água como reagente, para obtermos meia parte de hidrogênio molecular como produto.
(E) Na reação II serão necessárias 4 partes de ferro reagente para se obter 1 parte de ferro como produto.
4) Querendo verificar a Lei de Conservação das Massas (Lei de Lavoisier), um estudante realizou a experiência esquematizada a seguir. Terminada a reação, o estudante verificou que a massa final era menor que a massa inicial. Assinale a alternativa que explica o ocorrido:
(A) Para que se verifique a Lei de Lavoisier é necessário que o sistema químico seja fechado, o que não ocorreu no experimento.
(B) Houve excesso de um dos reagentes, o que invalida a Lei de Lavoisier.
(C) A Lei de Lavoisier só é válida para condições normais de temperatura e pressão.
(D) De acordo com a Lei de Lavoisier, a massa dos produtos é igual a massa dos reagentes quando esses se encontram no mesmo estado físico.
(E) A Lei de Lavoisier não é válida para reações em soluções aquosas.
5) Uma das alternativas para diminuir a quantidade de dióxido de carbono liberada para a atmosfera consiste em borbulhar esse gás em solução aquosa de hidróxido de sódio. A reação que ocorre pode ser representada da forma representada no gráfico a seguir. Sabendo que 44 g de dióxido de carbono reagem com o hidróxido de sódio, formando 106 g de carbonato de sódio e 18 g de água, qual é a massa de hidróxido de sódio necessária para que o gás carbônico seja totalmente consumido? *
(A) 80 g.
(B) 62 g.
(C) 20 g.
(D) 112 g.
(F) 106 g.
6) Ao se passar uma corrente elétrica contínua na água (eletrólise), ela é decomposta em seus constituintes: hidrogênio e oxigênio. Os dados experimentais mostram que as massas dessas duas substâncias sempre estarão na mesma proporção. Com base nas leis ponderais, indique a alternativa que traz os respectivos valores das massas (em gramas) que substituiriam corretamente as letras A, B, C e D, no gráfico, para esses experimentos: *
(A) 4,5 1,0/ 20,0/8,8.
(B) 6,0/2,0/ 16,0/ 8,0.
(C) 5,0/ 17,0/ 28,0/ 8,8.
(D) 3,5/ 0,1/ 20,0/ 8,0.
(E) 4,5/ 1,0/ 16,0/ 99,99.
7) Quando 96 g de ozônio se transformam completamente em oxigênio, a massa de oxigênio comum produzida é igual a: *
(A) 96 g.
(B) 32 g.
(C) 80 g.
(D) 48 g.
(E) 64 g.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
1-A
2-D
3- impossivel responder com sem o quadro
4-A
5-A
6-impossivel sem os graficos
7-A
Explicação:
cara foi mal, não posso te explicar tudo por que se não seria enorme, mas pelo menos posso te dar as respostas.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás