1. Os personagens da tirinha falam sobre Carlos. A qual Carlos eles se referem? * 1 ponto a) O primeiro personagem refere-se ao poeta, e o segundo personagem se refere ao vizinho. b) O primeiro personagem refere-se ao segundo personagem, e o segundo personagem se refere ao poeta. c) O primeiro personagem refere-se ao vizinho, e o segundo personagem se refere ao primeiro personagem. d) O primeiro personagem refere-se ao vizinho, e o segundo personagem refere-se ao poeta. 2. As tirinhas podem apresentar títulos. Neste caso, a tirinha lida tem um título que estabelece uma relação * 1 ponto a) direta com o personagem que é considerado pedante por referir-se a um poeta pouco conhecido pelo vizinho. b) indireta com o vizinho que tem uma pedra no rim por mostrar-se insensível ao problema de saúde de Carlos. c) indireta com o poeta que é considerado pedante por fazer um poema repetitivo sobre uma pedra. d) direta com o personagem que reclama do vizinho com outro vizinho que nada sabe sobre o problema de saúde de Carlos.
Soluções para a tarefa
1. Em relação à referência ao personagem Carlos, pode-se dizer que:
d) O primeiro personagem refere-se ao vizinho, e o segundo personagem refere-se ao poeta.
2. O título dessa tirinha estabelece uma relação:
a) direta com o personagem que é considerado pedante por referir-se a um poeta pouco conhecido pelo vizinho.
Explicação:
1. O primeiro personagem (à esquerda) se referia ao vizinho chamado Carlos ao perguntar "Cê ficou sabendo da pedra do Carlos?".
Mas o segundo personagem (à direita) pensou que o outro se referia ao poeta Carlos Drummond de Andrade e ao poema "No meio do caminho" ("No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho").
2. O título "Rômulo, o pedante" parece se referir ao personagem que se referiu ao poeta Drummond, que não seria conhecido pelo seu vizinho.
Só porque o outro falou sobre pedra e Carlos, ele já imaginou que estava se referindo à famosa pedra do poema de Drummond.