1)
Os parâmetros estéticos na arte se alteraram continuamente ao longo do tempo. Diferentes fatores influenciaram estas mudanças. Assinale a alternativa que elenque os fatores que influenciam mudanças nos parâmetros estéticos:
Alternativas:
a)
Crenças religiosas, organizações sociais e sistemas políticos.
b)
Somente as crenças religiosas.
c)
A educação familiar e o gosto pessoal.
d)
Somente a escola e o ensino formal.
e)
Somente o sistema político vigente.
2)
Toda a produção artística egípcia seguia rígidos padrões simbólicos e a visualidade das obras não era definida pelos interesses técnicos ou temáticos do artista.
Analise as sentenças que trazer informações a respeito dos valores estéticos no Antigo Egito:
I. As técnicas, as funções e os valores estéticos e artísticos estavam totalmente subordinados ao domínio religioso e político.
II. A Igreja Católica delimitava a forma pela qual os artistas deveriam produzir suas obras.
III. Os artistas gozavam de total liberdade no momento da criação de pinturas e esculturas, visto que as rígidas normas só eram aplicadas aos desenhos.
IV. Os artistas, com a sua ação, perpetuava padrões que garantiriam a imortalidade daqueles que detinham o poder.
Assinale a alternativa que elenque as sentenças CORRETAS:
Alternativas:
a)
I, II, III e IV.
b)
Somente I e IV.
c)
Somente III e IV.
d)
Somente II e III.
e)
Somente I e III.
3)
No período da Revolução Francesa, a produção artística e sua fruição foram apropriadas pelos movimentos subversivos de luta contra os valores da monarquia absolutista. Tal fator é claramente notado a partir da observação das obras ligadas à estética aristocrata versus a estética da revolução.
Analise as afirmativas que trazem informações a respeito da estética aristocrata e as classifique enquanto verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) As obras de arte do Rococó expressam os valores aristocráticos por meio de cenas de hedonismo e deleite puros.
( ) Os membros da monarquia e aqueles que desfrutavam de seus benefícios não estavam interessados em imagens moralizantes ou deslocadas historicamente.
( ) Esteticamente, interessava à aristocracia a beleza fácil, tranquila e suave, exposta em obras que apresentassem os rostos dos seus semelhantes.
( ) Os valores estéticos da aristocracia estavam ligados à revolução e à luta do povo.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – F – F – V.
b)
F – F – V – V.
c)
V – V – V – F.
d)
F – V – V – V.
e)
V – V – F – F.
4)
Uma das formas encontradas pelas forças revolucionárias para marcarem a sua diferença em relação à aristocracia e convocar o povo à luta foi por meio da crença do poder de afetação ____________. Artistas, como Jacques-Louis Davi (1748-1825), resgatam a visualidade ____________ e opõem uma construção geometricamente equilibrada à ____________ das formas orgânicas e sensuais do ____________.
Assinale a alternativa que apresente os termos que completem corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
estética – clássica – frieza – Renascimento.
b)
estética – barroca – sinuosidade – Rococó.
c)
religiosa – clássica – frieza – Rococó.
d)
estética – clássica – sinuosidade – Rococó.
e)
religiosa – barroca – sinuosidade – Renascimento.
5)
De forma geral, podemos atestar que, ao longo de toda a história, houve ramificações estéticas colocadas a serviço dos interesses e valores daqueles que detinham o poder. Enquanto os poderes econômico e político estavam centrados nas mãos da Igreja Católica, durante o medievo, por exemplo, os artistas produziam exclusivamente obras sacras. Já nas regiões protestantes, onde não havia a prática de produção de imagens religiosas, os temas das obras eram guiados pelos interesses dos ricos mercadores. Neste caso, a produção dos artistas respondia a esta demanda e apresentava cenas nas quais os compradores das obras se reconhecessem.
I. Desta forma, atestamos ser imprescindível problematizar a relação entre as obras de arte contemporâneas e o mercado que as absorve.
PORQUE
II. Mesmo após as revoluções vanguardistas e a propagação do discurso da "arte pela arte", o artista não conseguiu se desvincular totalmente do mercado. Para que os artistas possam obter meios de subsistência, as obras assumem a função de objetos de consumo e sofrem especulação financeira como qualquer outro bem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
AV1 1-a 2-b 3-c 4-d 5-e foi direto
AV2 esta dando erro
AV2 esta dando erro
Respondido por
5
Resposta:
EU sei
Explicação:
eu sei so quero ganhar pontos
Perguntas interessantes
Português,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás