ENEM, perguntado por usuariolindoa, 8 meses atrás

.1. Os operários das fábricas recebiam salários baixíssimos, viviam péssimas condições de trabalho e duras jornadas de até 17 horas e também eram proibidos de se associarem para reivindicar seus direitos. Dessa relação entre operários e proprietários de fábricas vai desencadear-se uma situação de desigualdade e exploração para com os trabalhadores. Aponte a afirmativa que expõem como os trabalhadores viviam no período da Revolução Industrial. *
1 ponto
a) Os trabalhadores moravam em bairros afastados das fábricas, porém recebiam transporte que os encarregava de chegar ao destino do trabalho. As residências dos operários eram organizadas em vilas onde, construídas pelas empresas, se oferecia uma vida digna a sua família.
b) Os trabalhadores moravam próximos às fábricas e eram vítimas da poluição do ar, suas famílias amontoavam-se em cortiços e faltava condições de higiene, saneamento, educação e cuidado com as crianças - ocorria a proliferação de doenças.
c) Os trabalhadores viviam de maneira digna, uma vez que mantinham relações de diálogo com os proprietários das fábricas, também existia o oferecimento de planos de saúde para esses trabalhadores e suas famílias.
d) Os trabalhadores viviam de modo comunitário, apesar de receberem salários baixos e em péssimas condições de trabalho, suas residências eram prósperas, pois recebiam vales-alimentação, o que os possibilitou a alimentar decentemente sua família.
2. Durante a Revolução Industrial, da constatação da desigualdade social entre trabalhadores e os proprietários das fábricas surgem ideologias sociais, políticas e econômicas como meio de crítica ao sistema capitalista vigente. São as péssimas condições de vida e de trabalho e essas ideologias que vão dar impulso aos movimentos operários. Um dos movimentos operários de destaque do período foi o Cartismo, aponte a única alternativa que contenha somente as exigências desse movimento. *
1 ponto
a) O movimento cartista era organizado por propósitos feministas e exigia o voto secreto feminino (sufrágio) e também que as mulheres pudessem deixar seus filhos em creches e abrigos escolares dentro das fábricas.
b) O movimento cartista exigia que os trabalhadores recebessem salários maiores. Também existia a exigência por parte dos cartistas de que todos os trabalhadores fossem assistidos com planos de saúde e odontológicos.
c) O movimento cartista exigia que as fábricas oferecessem bolsas de auxílio para os estudos dos operários. Também exigiam que através de cursos de especialização do trabalho exercido ocorressem aumentos de salário.
d) Entre as exigências desse movimento operário existia o desejo pelo voto secreto (sufrágio), também se exigia a regulamentação do trabalho infantil e do trabalho feminino. Além da reivindicação pela redução das jornadas de trabalho que os operários realizavam por até 17 horas.

Soluções para a tarefa

Respondido por eunaoexisto9
4

1) A resposta correta é letra “B”.

  • Pois:

Os trabalhadores moravam próximos às fábricas e eram vítimas da poluição do ar, suas famílias amontoavam-se em cortiços e faltava condições de higiene, saneamento, educação e cuidado com as crianças - ocorria a proliferação de doenças.

A alimentação dos operários era precária e obrigava a todos os membros da família, inclusive crianças, a trabalharem.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) A resposta correta é letra “D”.

  • Pois:

Entre as exigências desse movimento operário existia o desejo pelo voto secreto (sufrágio), também se exigia a regulamentação do trabalho infantil e do trabalho feminino.

Além da reivindicação pela redução das jornadas de trabalho que os operários realizavam por até 17 horas.

→Observação:

=>Em 1838 o movimento cartista entregou ao Parlamento uma carta com mais de 1 milhão de assinaturas com essas exigências, entre outras.

Espero  ter  ajudado!

Perguntas interessantes