Ed. Técnica, perguntado por dynamics, 1 ano atrás

1) "Os núcleos com formatos toroidais oferecem uma excelente possibilidade de escolha para o projetista de indutores e transformadores. Os tipos com núcleos de ferrite e pó de ferro em especial são indicados para as aplicações de médias e altas frequências que vão desde a filtragem e bloqueio de transientes até transformadores de fontes chaveadas." Fonte: Newton Braga - Como funciona os toroides - ART 560 (disponível em :http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4097-art560).

Um determinado toroide possui três materiais magnéticos diferentes, envolvido por uma bobina com 100 espiras. O material a é de Ferro-Niquel, com comprimento de arco de 0,3 m e p de 10000 Ae/Wb. O material b é de Aço Silício com comprimento de arco de 0,3 m e p de 20000 Ae/Wb, omaterial c é de Aço Fundido de comprimento de arco 0,1 m e p de 25000 Ae/Wb. A seção de área transversal é igual a todos sendo de 0,001 m2.

Nestas condições a força magnetomotriz necessária para produzir um fluxo magnético de 1,03x10 3 Weber será:
(a) 32.5 T

(b) 50.5 T

(c) 50,5Aespiras/m

(d) 50.5 Weber/m

(e) 32,5Aespiras/m

2) Os motores elétricos de indução usualmente encontrados, são alimentados pela rede de energia e podem ser denominados como motores de velocidade constante. Isso se dá pelo fato do movimento dos campos magnéticos presente nestes motores ser determinado em função da frequência da rede de alimentação e também pelo número de enrolamentos ou pólos que eles possuem. Os motores projetados para operar na rede de 60 Hz possuem velocidades sincronizadas com valores típicos de 3600,1800,1200, 900, 720, 600, 514 e 450 rpm.

Se a frequência da rede fosse alterada para 100 Hz, sem ser alterada qualquer outra caracteristca construtiva do motor pode-se afirmar que:

I. A velocidade síncrona dos motores de indução aumentaria.

II. A velocidade assíncrona dos motores de indução aumentaria.

III. A velocidade se manteria constante, pois o numero de pólos do motor nao foi alterado.

IV. A potência elétrica aumentaria, mas a potência mecânica se manteria constante.

V. A potência mecânica e a elétrica seriam alteradas.

(a) Il, Ill e IV.

(b) IV e V.

(c) I, Il eV.

(d) l e II.

(e) somente I.

3) Grande parcela do consumo industrial de energia elétrica é demandado por motores elétricos, em virtude de processos industriais ou realização de trabalhos através dos mesmos. Nesse cenário as maquinas elétricas assíncronas, ou maquinas indutivas, constituem o maior montante das máquinas elétricas rotativas.

Nas máquinas de indução trifásicas pode ser observado :

(a) A frequência das correntes induzidas no rotor tem a mesma frequência da rede de alimentação.

(b) O motor alimentado por 380 V, 60 Hz e com velocidade de eixo igual a 1710 rpm tem o valor do escorregamento igual a 0,08.

(c) O funcionamento da máquina de indução, seja como motor ou como gerador, consome energia reativa, que pode ser fornecida por uma rede à qual ela esteja conectada.

(d) O campo girante produzido pelas correntes no estator, quando operando como motor, gira com uma velocidade pouco menor que a velocidade síncrona.

(e) A limitação da corrente da partida, no motor de gaiola, é obtida através de inserção de resistências externas, conectadas em série com o circuito do rotor.


Usuário anônimo: A RESPOSTA DA NUMERO 1 É : 50,5A ESPERAS/M
Usuário anônimo: *50,5 A ESPIRAS/m

Soluções para a tarefa

Respondido por sergiopdasilva
31
Questão 2)
resposta: I e II
rpm=(f*120)/N

edgarsjc: Questão 3, a resposta certa é a letra C.
raianagteixeira: resposta da questao 1 - (c) 50,5Aespiras/m
Respondido por 17sergiojesus
0

Resposta:

50,5 A espiras/m

Explicação:

Corrigido pelo ava

Perguntas interessantes