1) Os minerais surgem pela reação das rochas com ácidos oriundos da chuva ácida, qual o tipo de ácido mais presente na chuva: *
1 ponto

a)

b)

c)

d)
2) Segundo Svante Arrhenius, qual cátion não pode existir nos sais? *
1 ponto

a)

b)

c)

Soluções para a tarefa
Resposta:
A questão 1) é a letra B e a questão 2) é a letra A
Questão 1) O ácido mais presente é o ácido sulfúrico (H2SO4).
A chuva ácida constitui em uma ocorrência de regiões próximas a emissores de gases tóxicos, em que se incluem o enxofre e o nitrogênio, ou seja, ocorre principalmente próximo a indústria, fábricas e lixões.
Essas partículas tóxicas ficam suspensas na atmosfera e são carregadas pela água da chuva, de forma que quando precipita temos a chuva ácida, que é uma precipitação de pH menor que 4,5. Como a água carrega essas partículas na atmosfera, elas não precipitam em cima de onde são emitidas.
Essa acidez é responsável por efeitos diversos na natureza - como a destruição de plantações e modificação dos solos - e nas cidades - corroendo esculturas e construções.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/31483463
Questão 2) Nos sais não pode existir o cátion H+
Para Arrhenius, a definição de ácido é: substância que, quando em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+). E a definição de base é: substância que, quando em solução aquosa, libera íons de hidroxila (OH-). Vale lembrar, também, que quando ácido e base reagem em um mesmo meio, obtém-se sal e água.
Sais são substâncias iônicas e inorgânicas que, quando em solução aquosa, ionizam-se e podem conduzir corrente elétrica. Eles podem reagir com outros sais, originando mais sal, com hidróxidos, com metais e com ácidos. Macroscopicamente podemos afirmar que os sais costumam ser de cor esbranquiçada e ter aspecto cristalino. Além disso possuem sabor salgado e alto ponto de fusão e de ebulição.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18360322