1)
Os maiores organismos a habitar o nosso planeta, a baleia azul, se alimentam de organismos minúsculos, o krill. Estes crustáceos são importantes componentes do plâncton, que são a base das teias alimentares oceânicas. Mesmo os organismos gigantescos, como a baleia azul necessitam consumir cerca de 4 toneladas destes pequenos crustáceos, da classe _____________, ordem ______________, para sobreviverem.
Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?
Alternativas:
a)
Maxillopoda, Copepoda.
b)
Malacostraca, Isopoda.
c)
Maxillopoda, Cirripedia.
d)
Malacostraca, Decapoda.
e)
Malacostraca, Euphasiacea.
2)
A borboleta monarca (Danaus plexippus) é uma espécie bastante conhecida no hemisfério norte. Sua característica coloração em tons alaranjados e preto sinaliza aos seus predadores que é melhor que sejam evitadas, pois possuem gosto ruim. Uma outra espécie de borboleta (Limenitis archippus) não tem gosto ruim, mas também apresenta o mesmo padrão de cores da monarca. Assim, ela também acaba sendo evitada pelos predadores.
Qual o nome desta estratégia de defesa empregada por L. archippus?
Alternativas:
a)
Coloração de adaptação.
b)
Coloração aposemática.
c)
Coloração de proteção.
d)
Mimetismo.
e)
Coloração tóxica.
3)
Durante os meses de calor, os brasileiros sofrem com as altas temperaturas e também com a quantidade de insetos que emergem nestas condições. Um dos desafios a serem superados é a das infestações de baratas, que saem de seus esconderijos e podem ser encontradas em todos os cômodos da casa. Estas baratas observadas nas casas e apartamentos podem ser de dois tipos: aladas (adultos) e não aladas (ninfas).
Qual é o tipo de desenvolvimento das baratas?
Alternativas:
a)
Metamorfose direta.
b)
Metamorfose hemimetábola.
c)
Metamorfose ametábola.
d)
Metamorfose completa.
e)
Metamorfose holometábola.
4)
A independência do ambiente aquático foi uma conquista evolutiva dos animais conhecidos como amniotas. Estes animais apresentam uma série de adaptações que os permitem viver em ambientes mais distantes de fontes de água, como, por exemplo:
Alternativas:
a)
Ventilação pulmonar a partir de ação muscular das costelas.
b)
Pele fina e com função respiratória.
c)
Capacidade de se movimentar apenas com os membros traseiros.
d)
Excreção de compostos nitrogenados na forma de ácido úrico.
e)
Um sistema circulatório eficiente, que permite aumento da atividade metabólica.
5)
Os mamíferos possuem grupos de dentes especializados para determinadas funções. Os animais com dietas especializadas apresentam uma arcada dentária adaptada, com alguns grupos de dentes mais desenvolvidos do que os outros. Sobre a dentição de herbívoros, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Apresentam incisivos desenvolvidos para cortar a grama e os demais dentes reduzidos.
b)
Possuem incisivos, pré-molares e molares desenvolvidos e caninos reduzidos.
c)
Apresentam caninos bem desenvolvidos para perfurar a grama e pré-molares e molares para esmagar e triturar.
d)
Apresentam pré-molares e molares bem desenvolvidos e os demais reduzidos.
e)
Possuem caninos, pré-molares e molares desenvolvidos e incisivos reduzidos.
Soluções para a tarefa
Olá!
Na questão 1, pode-se ver que a baleia azul se alimenta de krill, que pertencem a classe malacostrada e ordem euphasiacea.
Já no caso 2, que fala sobre dois tipos de borboletas, temos que a borboleta Limenitis archippus, também conhecida como vice-rei, realiza o mimetismo, imitando a coloração da borboleta monarca para confundir os predadores, mesmo que ela não possua a capacidade de produzir as toxinas da original. Esse tipo de coloração é conhecida como coloração aposemática.
No questionamento 3, descreve-se um pouco sobre as baratas. O desenvolvimento desses animais ocorre com uma metamorfose incompleta do tipo paurometabólica (os adultos e imaturos habitam no mesmo espaço).
Os seres amnióticos, como temos na questão 4, possui algumas características que possibilitam viver longe de fontes de água, como um sistema de respiração adaptável, bem como rins e parte do intestino capazes de armazenar uma certa quantidade de água.
Em animais herbívoros, como o exposto na questão 5, os dentes são diferentes devido ao tipo de alimentação, onde os incisivos, pré-molares e molares são desenvolvidos e os caninos reduzidos.
Bons estudos!