História, perguntado por lainepereira180, 7 meses atrás

1. Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino no Brasil colonial. Referente à educação ministrada por eles, assinale a alternativa INCORRETA: *


a) Os responsáveis pela educação eram padres, membros da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica, que tinha como objetivo a catequização dos indígenas e a educação dos filhos dos colonos, principalmente os filhos dos senhores de engenho.

b) A educação era rígida, a disciplina era duramente cobrada. Pela desobediência ou mesmo pelos erros de alguma lição, os alunos eram punidos pelos jesuítas com castigos, muitas vezes físicos.

c) A cultura dos nativos era muito valorizada e a educação não era rígida, pois os jesuítas seguiam um sistema de colaboração, onde a disciplina era cobrada com tranquilidade.

d) As missões serviram também para que os jesuítas mudassem os hábitos dos indígenas. O interesse era que eles passassem a viver de acordo com a cultura europeia


canallucasdeina: JAPONES E SIM A LINGUA MENOS FALADA DO MUNDO!!!!!!!!!!! N E SO PQ VCS GOSTAM DO JAPAO Q N A A MENOS FALADA
canallucasdeina: as linguas que aquela menina falou nem existem
mariamorangosandra: perguntei?
izuku73: mariamorangosandra é claro my dear eu aceito
canallucasdeina: nao existe essas linguas para de tentar se achar a espertona
amadeusmacedo: やさみなさ ナンニ しんでyる só otaku aki kjjj
izuku73: Oinnnn
Kakaka

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
27

1 - É correta a alternativa C, já que os Jesuítas partiam do princípio de que as culturas dos povos nativos eram "selvagens" e "atrasadas", buscando fazer com que estes povos abandonassem os seus próprios valores, crenças e práticas e adotassem os dos jesuítas.

Isto fez com que muitas culturas nativas fossem suprimidas, fazendo com que línguas, costumes religiosos e práticas culturais se perdessem. Os povos nativos, uma vez convertidos, se tornavam mão de obra barata para as colônias portuguesas, de modo que eram "incluídos" como pessoas de "segunda classe" no mundo colonial português. Isto tornava a colonização mais rápida, fácil e barata para os portugueses.


nagataanahi: errada
canallucasdeina: fds n te perguntei']
Respondido por larissamagrani
0

Sobre a atuação dos jesuítas na educação brasileira, é correto afirmar que eles seguiam o método de estudo conhecido como ratio studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico (LETRA C).

Os jesuítas, responsáveis pela catequização das tribos indígenas e dos povos africanos na época do Brasil Colônia, representam um marco na educação, embora esta fosse para fins religiosos.

Os padres jesuítas viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional, onde combinava estudos das ciências naturais (matemática e física), ciências humanas (filosofia e literatura), Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.

Link: brainly.com.br/tarefa/23618378

Anexos:
Perguntas interessantes