1. Os fins da gestão pública resumem-se em um único objetivo: o bem comum da coletividade administrada. Toda atividade do gestor público deve ser orientada para esse objetivo. Se dele o gestor se afasta ou se desvia, trai o mandato de que está investido, porque a comunidade não instituiu a gestão senão como meio de atingir o bem-estar social.
SANTOS, C. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.
Neste contexto, considerando os objetivos de um gestor público, avalie as afirmações a seguir:
I - Presunção de papéis apropriados, na elaboração de diretrizes, tanto por parte do chefe do Executivo como do Legislativo e do Judiciário.
II - Capacidade de incorporar leis por ele criada para regular o convívio em sociedade.
III - Habilidade, por parte daqueles encarregados das operações, para dirigir e coordenar estas operações a fim de que sejam cumpridos os planos.
Soluções para a tarefa
I. Verdadeiro. Para Saldanha (2006) os gestores públicos devem seguir o fundamento de presunção de papéis apropriados, na elaboração de diretrizes.
II. Falso. O gestor de instituição pública deverá ter Capacidade de incorporação das diretrizes adotadas a planos funcionais de operação.
III. Verdadeiro. Também se requer Habilidade da parte daqueles encarregados das operações na direção e coordenação dessas operações, de modo que os planos estabelecidos sejam cumpridos.
Apenas I e III.
Abraços!
Resposta:
I. Presuncao de pape´is apropriados, na elaboracao de diretrizes, tanto por parte do chefe do Executivo como do Legislativo e do Judicia´rio. (CORRETO)
II. Capacidade de incorporar leis por ele criada para regular o convívio em sociedade. (INCORRETO)
III. Habilidade, por parte daqueles encarregados das operaçoes, para dirigir e coordenar estas operaçoes a fim de que sejam cumpridos os planos. (CORRETO)
Explicação
O item II está incorreto, pois o gestor público não possui autonomia para criação de leis para o convívio em sociedade.