Filosofia, perguntado por rafaelaanacleto, 1 ano atrás

1)Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale as alternativas que estão corretas.

a) Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que "o ser é" e "o não-ser não é", elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição.

b) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado "tudo é água", indicando, assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade.

c) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores.

d) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitornunesp4d76l
111

O período Pré-socrático foi marcado como o início da Filosofia, e nele encontrava-se os primeiros filósofos que ocupavam-se das questões cosmológicas.

Vamos analisar cada afirmação.

  • a) CORRETA.

Parmênides afirmou a imobilidade do ser, ou seja, ele não muda. Além disso, derrubou a teoria heraclitiana, visto que formulou o princípio de que o ser é ou não é.

  • b) CORRETA.

Tales de Mileto, assim como todo filósofo pré-socrático, esteve em busca de um arché, isto é, um princípio originário de todas as coisas, e identificou a água como elemento fundamental.

  • c) ERRADA.

As teorias dos filósofos pré-socráticos foram de extraordinária importância, haja vista que foi a partir daí que surgiu a Filosofia e iniciou-se a separação do pensamento mítico do pensar filosófico.

  • d) CORRETA.

Heráclito, em contrapartida a Parmênides, defendia que o ser é múltiplo, ou seja, está em constante mudança. Além disso, afirmou que o fluxo do movimento ocorre a partir da luta dos contrários, e, como síntese dos contrários, nasce a harmonia.

Conclui-se, diante disso, que as alternativas corretas são as letras A, B e D.

Continue estudando em:

https://brainly.com.br/tarefa/25637383

Anexos:
Respondido por larissamagrani
5

Dentre as alternativas, as corretas são: A, B e D. A letra C está incorreta, pois a filosofia pré-socrática foi importante para o desenvolvimento do pensamento racional e científico, culminando na essência da filosofia: a busca pelo princípio que há nas coisas.

Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.

Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.

A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24797725

Anexos:
Perguntas interessantes