Geografia, perguntado por coifelix, 1 ano atrás

1.
“Os estudos africanos em África não deveriam contentar-se em contribuir apenas para a acumulação do conhecimento sobre a África, um tipo de conhecimento que é capitalizado no Norte global e por ele gerido, talcomo acontece com todos os outros setores do conhecimento científico.”

(HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimentos da África, conhecimentos africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p. 141)

A visão do autor sobre os estudos africanos feitos na África pode ser interpretada como:

Uma crítica a um conhecimento definido pela pauta de interesses e métodos externos, sem que se avalie se esses estudos africanos devem seguir os rumos anteriores.
O entendimento de que esses estudos, produzidos dentro ou fora do continente, devem ser somados, em favor do desenvolvimento autônomo do continente.
Uma defesa da exclusividade da produção desses estudos apenas para pensadores e cientistas africanos, visto que pesquisadores externos atendem interesses de fora.
Um apelo para que os cientistas africanos melhorem seu desempenho nos estudos, para que as forças da globalização invistam mais na África.
Uma crítica contra a autonomia defendida por muitos africanos que querem negar as ligações com o excolonizador, o que não é real nem possível.

Soluções para a tarefa

Respondido por elisabetetdj
18
CORRETA: Uma crítica a um conhecimento definido pela pauta de interesses e métodos externos, sem que se avalie se esses estudos africanos devem seguir os rumos anteriores.

luizfrois: esta esta errada
MauricioGouveia: qual é a correta?
Respondido por ferosoliveira
0

Afinal qual alternativa está correta?

Perguntas interessantes