1. Os escravizados participaram das lutas pela Abolição de diversas formas, como resistência cultural, revoltas, quilombos, entre outras. a luta pela Abolição assumiu grandes proporções em todo o país. E, como era de se esperar, a ________________________________, que declarou extinta a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888, foi comemorada com festas, missas campais e comícios que reuniam multidões.
A)
Lei Áurea.
B)
Lei do Ventre Livre.
C)
Lei dos sexagenários.
D)
Eusébio de Queirós.
E)
Lei dos libertos.
QUESTÃO 2
2. Os negros também lutaram por sua inserção no mundo da cultura. Em 1944, foi fundado, no Rio de Janeiro, o Teatro Experimental do Negro (TEN). Leia o que diz um historiador:
Com o tempo, o TEN adquiriu uma dimensão mais ampla de atuação [...]. Ainda em 1948, iniciou a publicação do jornal Quilombo, que funcionava como veículo de divulgação das ideias do grupo e estampava em diversos números um programa que visava a:
I- Trabalhar pela valorização do negro brasileiro em todos os setores: social, cultural, educacional, político, econômico e artístico.
II- Lutar para que, enquanto não for tornado gratuito o ensino em todos os graus, sejam admitidos estudantes negros, como pensionistas do Estado, em todos os estabelecimentos particulares e oficiais de ensino secundário e superior do país, inclusive nos estabelecimentos militares.
III- Combater os preconceitos de cor e de raça e as discriminações que por esses motivos se praticam, atentando contra a civilização cristã, as leis e a nossa constituição.
· Pela análise das afirmativas, conclui-se que:
A)
Apenas a I está correta.
B)
Apenas a III está correta.
C)
A I, II e a III estão corretas.
D)
A II e III estão corretas.
E)
Apenas a II está correta.
QUESTÃO 3
3. Antes e depois da Abolição, a comunidade negra nunca deixou de lutar por direitos, criando jornais próprios: a chamada Imprensa Negra.
· Sobre a Imprensa Negra. Marque apenas a alternativa INCORRETA.
A)
Nas primeiras décadas do século XX, o tema predominante desses jornais era a denúncia do racismo, da falta de oportunidades e da violência experimentada pela população negra brasileira.
B)
Esses jornais publicavam também apoio aos senhores de escravos, incentivando o ex-escravo de permanecer com seu senhor.
C)
Esses jornais publicavam também matérias sugerindo comportamentos à população negra, estimulando sua autoestima e valorizando suas formas de associação e participação política.
D)
Homenageavam personalidades negras, a exemplo de Luís Gama e José do Patrocínio, elevando-as ao estatuto de heróis, e também divulgavam os bailes e salões onde se permitia a entrada de negros.
E)
A imprensa negra contribuiu na construção de identidades das comunidades afrodescendentes.
me ajudem por favor pra hoje
francineidedeaquino4:
oi
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Explicação:
1- outra forma de luta realizada pelos escravos eram as rebeliões o contato resultou em rebeliões e fugas em massa nas décadas anteriores abolição a lei do ventre livre e, de 1871 e também levava os escravos a contestar em a situação da escravidão
o em que se encontravam.
2-o teatro experimental do Negro tem surgiu em 1944 no Rio de janeiro, com projeto idealizado por habeas Nascimento (1914 2011), com a proposta de valorização social do negro e da cultura afro-brasileira por um meio da educação e arte, bem como com a ambição de delinear um novo estilo dramáturgico, com uma estética própria, não uma mera criação do que se produzia em outros países.
Perguntas interessantes