ENEM, perguntado por jonathanfraanco, 1 ano atrás

1. Os dois sonetos se iniciam fazendo referencias semelhantes ao céu e ao mar. a. Como o céu e o mar são retratados na primeira estrofe desses textos? b. Em qual dos textos o cenário se modifica a partir da segunda estrofe? 2. A natureza está presente em ambos os textos. a. em qual deles o ambiente retratado na primeira estrofe se mantém? b. no outro texto, como a natureza passa a ser retratada? c. em qual dos sonetos a natureza é apresentada de acordo com a convenção árcade? Justifique sua resposta. 3. Nos dois sonetos de forma explicita ou implicita ha menção a uma figura feminina. a. No texto I que tipo de sentimento a figura feminina produz no eu lírico? b. e no texto II? 4. No texto II, o eu lírico identifica-se com a natureza tempestuosa, com a noite e passaros agourentos, sente-se cheio de horror, de tristeza e escuridão. Esse modo de ver o mundo enquadra-se nas caracteristicas arcades? Por quê? 5. Nos textos árcades, é comum haver referencias a mitologia greco-latina. Em qual dos textos se verifica esse traço? Justifique sua resposta com elementos do texto. 6. O romantismo é o movimento literário que ocorreu no início do século XIX, logo após o Arcadismo. Observe algumas das caracteristicas desses dois movimentos literários. a. qual dos dois textos representa a fase arcade de bocage? Por quê? b. Qual representa a fase pré-romantica? Por quê? Me ajudem por favor


gabriellybeatriz03: Cadê os sonetos?

Soluções para a tarefa

Respondido por dalmoalf
187
Olá,


Tal questão exigia interpretação dos textos apresentados como também um conhecimento prévio de determinadas escolas literárias, como dos escritos de Bocage


Acredito que você tenha esquecido de mencionar os dois sonetos que devam ser analisados, mas acredito que sejam esses dois abaixo.


TEXTO 1

Já o inverno, espremendo as cãs navosas.
Geme, de horrendas nuvens carregado;
Luz o aéro fuzil, e o mar inchado
Investe ao polo em serras escumosas;

Oh benigmas manhãs! Tardes saudosas,
Em que folga o pastor, medrando o gado,
Em que brincam no ervoso e fértil prado
Ninfas e Amores, Zéfiros e Rosas!

Voltai, retrocedei, formosos dias:
Ou antes vem, vem tu, doce beleza
Que noutros campos mil prazeres crias;

E ao ver-te sentirá minh'a alma acesa
Os perfumes, o encanto, as alegrias
Da estação, que remoça a Natureza.


TEXTO 2

O céu, de opacas sombras abafado,
Tornando mais medonha a noite feia;
Mugindo sobre as ondas, que salteia,
O mar, em crespos montes levantado:

Desfeito em furacões o vento irado,
Pelos ares zunindo a solta areia,
O pássaro noturno, que vozeia
No agoureiro cipreste além pousado;

Formam quadro terrível, mais aceito,
Mas grato aos olhos meus, grato a fereza
Do ciúme, e saudade, a que ando afeito;

Quer no horror igualar-me a Natureza;
Porém cansa-se em vão, que no meu peito
Há mais escuridade, há mais tristeza.

Assim podemos construir as respostas requeridas na questão.

1) a) Os dois sonetos retratam tanto o céu como o mar como se estivessem bem carregados e violentos, estando escuros e medonhos.

b) O texto que apresenta uma modificação de cenário seria o Texto I, ao apresentar como as manhãs e as tardes são boas.

 

2) a) O ambiente que se mantém por todo o soneto seria o Texto II, que finaliza apresentando mais escuridão e mais tristeza.

b) No Texto I a natureza é retratada como um lugar prazeroso, em que a alma do auto se acende e que encontra felicidade.

c) O Texto I apresentaria características da natureza do arcadismo, pois a apresenta como algo harmônico e simples.

 

3) a) A figura feminina produz uma sensação de prazer, encanto e alegria no eu lírico do Texto I.

b) No Texto II a figura feminina produz uma sensação oposta, de escuridão e mais tristeza.

 

4) Podemos afirmar que tal modo de enxergar o mundo do eu lírico do Texto II se encaixa sim dentro do Arcadismo, pois durante a noite a tristeza toma conta do pensamento dos poetas, morrendo toda a formosura que ele exaltava durante o dia.

 

5) Podemos relacionar a apresentação de “ninfas” e “zéfiros” no Texto I com a mitologia greco-latina, em que as ninfas seriam puras como a natureza.

 

6) a) O Texto I, com sua veneração pela natureza e diversas referências a cultura greco-latina apresenta a fase arcadista de Bocage.

b) Assim sendo o Texto II já remonta a sua fase romântica, ao encontrar na natureza suas angustias e tristezas.



anna292001: Vlw!!!!
Gusta55: muito bom, obrigado!!!
Respondido por elainecos
5

Resposta:

TEXTO 1

Já o inverno, espremendo as cãs navosas.

Geme, de horrendas nuvens carregado;

Luz o aéro fuzil, e o mar inchado

Investe ao polo em serras escumosas;

Oh benigmas manhãs! Tardes saudosas,

Em que folga o pastor, medrando o gado,

Em que brincam no ervoso e fértil prado

Ninfas e Amores, Zéfiros e Rosas!

Voltai, retrocedei, formosos dias:

Ou antes vem, vem tu, doce beleza

Que noutros campos mil prazeres crias;

E ao ver-te sentirá minh'a alma acesa

Os perfumes, o encanto, as alegrias

Da estação, que remoça a Natureza.

TEXTO 2

O céu, de opacas sombras abafado,

Tornando mais medonha a noite feia;

Mugindo sobre as ondas, que salteia,

O mar, em crespos montes levantado:

Desfeito em furacões o vento irado,

Pelos ares zunindo a solta areia,

O pássaro noturno, que vozeia

No agoureiro cipreste além pousado;

Formam quadro terrível, mais aceito,

Mas grato aos olhos meus, grato a fereza

Do ciúme, e saudade, a que ando afeito;

Quer no horror igualar-me a Natureza;

Porém cansa-se em vão, que no meu peito

Há mais escuridade, há mais tristeza.

Assim podemos construir as respostas requeridas na questão.

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