1. Os dois clavinotes estavam apontados em direção à estrada. A essa altura, já o sol faiscava nos lajedos, e o ar, embora frio, era reconfortante e seco. Um sabiá veio pousar perto da caverna, mas logo esvoaçou, ao pressentir os dois homens. Houve em seguida um rumor de folhas, provocado por uma lagartixa em fuga.
- Já vem bem perto - disse o negro Guido, com o dedo no gatilho da arma.
O tropel fazia-se ouvir cada vez mais próximo. De repente, surgiu no topo do atalho a cabeça de um cavalo. O velho Patuá estava calmo, ao passo que o outro dava visíveis mostras de excitação. À vista da cabeça do cavalo, seus lábios chegaram mesmo a embranquecer, como se uma sede atroz o tivesse assaltado.
- Será ele mesmo? - perguntou.
Foi quando o cavaleiro apareceu. Subia a estrada, descuidado, assobiando. Guido logo reconheceu o fazendeiro Pedro Neves. Então, o que havia de incerteza no seu espírito transformou-se imediatamente numa sensação de alívio, marcada a um só tempo de medo e crueldade. Apontou a arma, fazendo mira, sempre com o dedo no gatilho. Viu o homem parar de assobiar, enxugar o suor do rosto, com um lenço que de novo guardou no bolso, e acender o cigarro.
Foi quando o velho Patuá comandou:
- Fogo!
O negro procurava fazer um bom alvo, na pontaria contra o paletó de brim cáqui, onde havia manchas de suor.
- Fogo! - repetiu o velho Patuá, num tom de irritação.
E, com o clavinote apontado para a nuca do homem, apertou o gatilho. O negro Guido acompanhou-o. Dois tiros estrondaram, ao mesmo tempo que a caverna se enchia de fumaça. Como se uma mão invisível os enxotasse, os pássaros voaram. Um desabrido tropel foi então ouvido: era o cavalo do fazendeiro, que fugia com os arreios vazios. Espantado, corria doidamente estrada abaixo - as caçambas batendo como sinos. Como sinos roucos. Estranhamente roucos.
(Herberto Sales)
(PUC- 1997) Considere as seguintes observações sobre a caracterização do ESPAÇO, nesse texto:
I. Tem função dramática, considerando-se que DISTÂNCIA e APROXIMAÇÃO são elementos essenciais da ação.
II. É representado como um cenário pouco relevante para as ações que nele ocorrem.
III . Tem importância relativa, considerando-se que IMOBILIDADE é a marca essencial dessa narrativa.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I.
II.
lll.
l e ll.
ll e lll.
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Estão corretas as assertivas l e ll.
1. Correto. A ideia de aproximação e distância diante do texto apresentado é essencial para a construção da narrativa, garantindo assim um aspecto dramático evidente.
2. Correto. Pouco fala-se acerca do cenário em si, onde o grande foco está voltado para as ações dos personagens e a dramatização envolvida entre ambos.
3. Incorreto. A inércia não pode ser apresentadda como característica essencial do texto, diante da grande movimentação realizada pelos personagens.
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