ENEM, perguntado por silvalucyana2092, 7 meses atrás

1. os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. por que a personagem usou um ditado popular no conto? * 1 ponto a) nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de criticar a natureza forte do filho. b) nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de justificar o gênio difícil de chiquito. c) nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de legitimar o direito do filho à herança. d) nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de conter o ânimo violento de chico lourenço.


cauasastre78: 2-D*
Usuário anônimo: gente vamos responder nos comentários
Charleslloser: f*ck brainly v*dia
MimasTurbo: mó[´´
MimasTurbo: mó vacilo do brainly*
luisoliveirajesus77: 1b 2d
kauanepedroso: certin
matheushenriqueleal1: guys, é só criar uma conta que fica safe

Soluções para a tarefa

Respondido por emillykauanyleonel
44

1-b) Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de justificar o gênio difícil de Chiquito.

2-d) O fruto não cai longe do pé.


1226710141: ok
Respondido por heloisagoncalves745
12

Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com o objetivo de justificar o gênio difícil de chiquito. Alternativa B.

Observe o texto em estudo:

Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual: — "Quem herda, não rouba". Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava. ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1982.

Ditados populares são um espécie de metafora para tornar mais fácil a compreensão sobre certos comportamentos humanos. Como vemos no conto em estudo, Chiquito não tinha muita disposição para trabalhar e fazer sua vida, por essa razão vivia um tempo em cada lugar se aproveitando do conforto que poderia receber de forma gratuita.

Quem herda, não rouba, portanto, não quer dizer que os supostos herdeiros pegarão indevidamente o patrimônio que deveria ser deles, mas a expressão fala de atitudes e comportamentos que adquirimos dos nossos pais, que muitas vezes são reprovados por eles próprios, por não quererem admitir a herança.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/2113500

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes