1)
Os créditos adicionais são abertos por decreto do Executivo. Contudo, existem dois tipos de créditos que dependem da prévia autorização legislativa e de indicação dos recursos disponíveis que compensarão a abertura dos créditos. São eles:
Alternativas:
a)
créditos suplementar e especial.
b)
créditos especiais e extraorçamentários.
c)
créditos suplementar e extraordinários.
d)
créditos especiais e extraordinários.
e)
créditos advindos de operações de créditos e de superávit financeiro.
2)
Algumas despesas públicas não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital, sendo, de forma geral, os gastos de natureza operacional, realizados pelas instituições públicas, para a manutenção e o funcionamento dos seus órgãos. Essas despesas são chamadas de:
despesa extraorçamentária.
Alternativas:
a)
despesa extraorçamentária.
b)
despesa corrente.
c)
despesa de capital.
d)
despesas de investimentos.
e)
inversões financeiras.
3)
Conforme consoante a Lei Federal nº 4.320/1964, a despesa orçamentária deve passar alguns estágios de execução orçamentária. Um desses estágios é descrito como sendo o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Trata-se do estágio conhecido como:
Alternativas:
a)
fixação.
b)
empenho.
c)
liquidação.
d)
pagamento.
e)
controle.
4)
As Despesas Públicas representam também à satisfação dos compromissos da dívida pública ou à restituição ou pagamento de importâncias recebidas a título de cauções, depósitos, consignações etc. Entre os tipos de despesas do setor público, tem-se aquela que retrata os valores pagos à margem da Lei Orçamentária Anual, independente de autorização legislativa, a qual normalmente representa saídas do passivo financeiro, compensatórias de entradas no ativo financeiro. Trata-se da(dos):
Alternativas:
a)
despesa extraorçamentária.
b)
despesa corrente.
c)
despesa de capital.
d)
despesas de investimentos.
e)
inversões financeiras.
5)
Para que se possa realizar a abertura de créditos suplementares e especiais, é preciso verificar a existência de recursos disponíveis que sustente a realização da despesa. Entre os recursos disponíveis, essenciais para abertura desses créditos, desde que não comprometidos, tem-se:
Alternativas:
a)
a anulação parcial de dotações orçamentárias.
b)
a insuficiência de arrecadação no período.
c)
o aumento nas receitas correntes.
d)
o pagamento de créditos advindos de financiamentos.
e)
a criação de novas dotações orçamentárias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Av - Subst. 2
1- a) créditos suplementar e especial.
2- b) despesa corrente.
3- b) empenho.
4- a) despesa extraorçamentária
5- a) a anulação parcial de dotações orçamentárias.
Explicação:
1. Dentre as afirmativas relacionadas aos tipos de créditos a alternativa correta é: "créditos suplementar e especial." Alternativa A.
Para sabermos qual a alternativa correta é importante saber mais sobre os tipos de créditos.
Tipos de créditos adicionais
Os créditos adicionais são classificados em dois tipos, são eles:
- Créditos Suplementares: É o tipo de crédito adicional na qual o plano é previsto pelo orçamento público, são créditos autorizados por lei;
- Créditos Especiais: São os créditos que forma destinados para as despesas nas quais não se tem dotação orçamentária definida.
2. Dentre as afirmativas quanto as despesas púbicas alternativa correta é: "despesa corrente." Alternativa B.
Despesas decorrentes:
São todas as desesperas relacionadas a manutenção de serviços públicos nos quais garantem seu funcionamento. Não sendo utilizados para obtenção de novos materiais, apenas para a manutenção.
Por exemplo: Em computador, a realização da manutenção do mesmo, tanto quanto nos programas, são os gastos decorrentes.
vencimentos e encargos com pessoal, assim como os juros de dívidas também são considerados gastos decorrentes.
3. Dentre as afirmativas quanto os estágios da despesa orçamentária a alternativa correta é: "empenho." Alternativa B.
Tipos de estágios de execução orçamentária
A despesa pública é composta por três fases, conforme a Lei descrita no nº 4.320/64. Essas fases ou estágios são:
- Empenho: é o primeiro estágio da despesa , é o estágio onde e tem garantias de crédito orçamentário. É o estágio na qual a uma reserva de capital por parte do governo para pagamento de serviços;
- Liquidação: No segundo estágio é quando se analise o que deve ser pago, e qual o objetivo do mesmo, assim como, a quem se deve realizar realizar esse pagamento;
- Pagamento: É a ultima fase da despesa publica, e ocorre quando há a efetivação da liquidação. A finalização desse estágio ocasiona a isenção da obrigação.
4. Dentre as afirmativas quanto aos tipos de despesas públicas a alternativa correta é: "despesa extraorçamentária." Alternativa A.
Despesa extraorçamentária
A despesa extraorçamentária é o tipo de despesa que não faz parte do orçamento público, não necessitando de autorização legislativa.
Exemplos de desesperas extraorçamentária são:
- Depósitos em caução
- Fianças
- Operações de crédito por ARO
- Emissão de moeda
5. Dentre as afirmativas relacionadas a abertura de créditos a alternativa correta é: "a anulação parcial de dotações orçamentárias." Alternativa A.
Créditos suplementares só podem ser abertos sob autorização por leis e decretos executivos. As aberturas e operações de créditos são decorrentes de empréstimos através do Estado, nas quais podem ser internas ou externas.
Saiba mais sobre execução orçamentária aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9796556