História, perguntado por andreluisrodrigues10, 7 meses atrás

1. Os ciclos de cheia do rio Nilo acabavam ditando a rotina de vida dos trabalhadores egípcios no trabalho. O ritmo da vida egípcia era rigorosamente repetido: de fim de julho a meados de novembro, quando o vale estava inundado, não se faziam trabalhos agrícolas, era o período dedicado à construção das edificações monumentais e às expedições ao Sul. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que: *

1 ponto

a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.

b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África. Como a comunicação pelo deserto era díficil, o Nilo que não apresenta nenhuma catarata é perfeito para esse tipo de função.

c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada. Assim a vida no Egito precisava ser adaptada. Plantios e colheitas deveriam ser feitos em uma única estação.

d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia. Por conta desse ciclo que não era possível prever nem organizar, as dificuldades econômicas eram constantes.

Observe a imagem a seguir:

Pintura mural no túmulo de Sennedjem, em Tebas (1306 - 1290 a.C.)



A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:

I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II - O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III - As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.

2. Está (ão) correta (s) *

1 ponto

a) apenas I e II.

b) apenas II e III.

c) apenas III.

d) apenas III e IV.​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoralanfarias
0

Resposta:

1C 2A

Explicação:

SÓ FIZ ISSO PELOS PONTOS

Respondido por jordanguarnieri0
1

Resposta:

1) LETRA  A

Permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.

2) LETRA  B

Apenas II e III.

;-;

;-;

;-;

Perguntas interessantes