Saúde, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

1. Os carboidratos fornecem a maior parte da energia para o trabalho celular, e a glicose, um dos monossacarídeos mais importantes na biologia, tem sua degradação completa através de diversas reações subdivididas em três principais etapas: glicólise (ou via glicolítica), ciclo de Krebs (ou do ácido cítrico) e fosforilação oxidativa (ou cadeia transportadora de elétrons). Assinale a alternativa correta acerca da degradação da glicose: a) A via glicolítica ocorre apenas na presença de oxigênio (via aeróbia). b) A via glicolítica ocorre apenas na ausência de oxigênio (via anaeróbia). c) A via glicolítica não é uma via exclusiva da glicose: proteínas e gorduras também podem ser convertidos a piruvato através das mesmas reações. d) O lactato (ácido lático) é formado nas mitocôndrias, na conversão do piruvato, quando há abundância de oxigênio. e) O ciclo de Krebs e cadeias transportadoras de elétrons acontecem nas mitocôndrias e, portanto, necessitam de oxigênio. Por esse motivo, durante atividades de alta intensidade, existe a predominância da fermentação lática (glicólise anaeróbia lática).

2. Os macronutrientes ingeridos através da alimentação fornecem energia para as moléculas de ATP, que participarão de reações biológicas diversas e constituem reservas energéticas importantes para manutenção das funções fisiológicas e metabólicas na ausência da ingestão alimentar. Acerca das reservas energéticas em nosso organismo, assinale a alternativa correta: a) O fígado é o único órgão responsável por armazenar glicogênio, aminoácidos e ácidos graxos. b) Todo e qualquer macronutriente, quando não utilizado imediatamente para formação de moléculas de ATP, é estocado na forma de triacilglicerol no tecido adiposo. c) O fígado é capaz de estocar apenas triacilglicerol, que será utilizado como fonte de energia em atividades físicas de longa duração ou jejum prolongado, fornecendo ácidos graxos. d) Os macronutrientes são utilizados para formação de moléculas de ATP e podem ser estocados na forma de glicogênio, aminoácidos e triacilgliceróis. Proteínas, carboidratos e gorduras, quando consumidos em excesso, podem ser estocados na forma de triacilgliceróis no tecido adiposo. e) O tecido adiposo estoca grandes quantidades de aminoácidos, que são transaminados e utilizados como fonte energética para o trabalho muscular durante exercícios de longa duração.

3. Uma das moléculas mais conhecidas e responsável por carrear a energia através do nosso corpo é a adenosina trifosfato, ou ATP, que é formada por uma molécula de adenosina ligada a três moléculas de fosfato. Acerca do ATP, assinale a alternativa correta: a) As moléculas de ATP servem como um estoque de energia no organismo, sendo mobilizadas quando realizamos um esforço acentuado. b) O ATP é conhecido como uma “moeda energética” para inúmeras reações que acontecem no organismo, sendo que a hidrólise dos fosfatos terminais desta molécula libera a energia necessária para acionar as diversas formas de trabalho biológico. c) Todos os ATPs utilizados na contração muscular, durante os exercícios físicos, são provenientes diretamente dos alimentos ingeridos. Sendo assim, se estamos em jejum, nos falta ATPs para a realização da contração muscular. d) A liberação de energia proveniente dos ATPs só acontece na presença de oxigênio, ou seja, em reações aeróbias. e) Na presença de fosfocreatina (PCr), a molécula de ATP é completamente dispensável, já que a fosfocreatina é um composto rico em energia e consegue manter a contração muscular na ausência de ATPs.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulomore999
11

Resposta:

1)  E

2)  D

3)  B

Explicação:

Perguntas interessantes