1- Os astronautas, ao chegarem à Lua, constataram que não existe um campo magnético lunar. Ao se deslocarem na superfície de nosso satélite, os astronautas poderiam se orientar, suando uma bússola magnética, explique como se faz isso aqui na Terra?
2- A tela de um televisor, em funcionamento, apresenta-se sempre eletrizada, (como você já deve ter verificado), Por que isso acontece? Qual é o sinal da carga na tela?
3 - Se um ímã for colocado nas proximidades de um televisor ( Obs: não faça esse experiência, pois ela pode danificar o televisor), observar-se-ia que a imagem na tela apareceria deformada. Por que isso ocorreria?
4-Em um guindaste eletromagnético, para liberar a carga transportada, o operador desliga a corrente que passa na bobina do eletroímã. É sabido que: O ferro puro perde toda sua imantação quando retirado de um campo magnético. Uma liga de Al, Ni, Co, Fe, Cu (chamada Alnico) é muito usada na fabricação de imãs permanentes. Com base nessa informação qual desses dois materiais você usaria como núcleo do eletroímã de um guindaste. Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Eita Goat k k k k k
1- O imã se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético, quando o imã é situado em um campo de outro imã este tende a se alinhar ao campo de referência. A Terra possui um campo magnético que funciona como referencial para o funcionamento da bússola. A Lua não apresenta um campo magnético.
2- Quando aproximamos o nosso braço da tela e ela perde elétrons, ela fica positivamente carregada. Ou seja, o corpo não perde nem ganha prótons e sim elétrons. Por esse motivo, se perdemos algo negativo, ficamos mais positivos. Assim, a tela da televisão fica carregada positivamente ao perder elétrons quando aproximamos o nosso Braço da tela, por exemplo! Essa é uma interessante constatação física.
O sinal da carga é positivo. Pois se ele perde elétrons, a presença de prótons e preponderantes à presença de elétrons, já que os mesmos foram perdidos.
3- Isso acontece porque a TV, possui um tubo que carrega milhares de elétrons que são responsáveis por enxergamos as imagens na tela. Ao lado do tubo também existem eletroímãs que têm como função criar um campo magnético que controla a direção do raio de elétrons do tubo. Isso faz com que a TV “diga” em que lugar o feixe de elétrons irá bater, gerando, dessa forma, as imagens que assistimos.
4- Os imãs de Alnico têm grande estabilidade térmica, ou seja, mantêm suas características em uma faixa de temperatura muito larga, de aproximadamente -250°C a 550°C. O material é ainda resistente à oxidação.
Suas principais aplicações são alto-falantes, motores elétricos e geradores de pequeno porte, válvulas magnétron,captadores de guitarra elétrica etc. Foram também muito usados em instrumentos de medidas, como velocímetros, tacógrafos, medidores de energia elétrica, etc.
Sobre estas informações, é possível afirmar que a opção do Alnico é mais cabível na situação da composição do eletroímã do guindaste, do que o ferro puro que perde sua imantação.