1. Organize-se em grupo, com outros colegas, conforme as orientações do professor. Observe a imagem a
seguir e, com base nas atividades anteriores, elabore argumentos que defendam a elaboração de grafites
em espaços públicos.
O que é importante lembrar?
• Você deve criar argumentos pautados em fatos, porém que sustentem sua opinião;
• Utilize os estudos anteriores ou de seu conhecimento para validar seu ponto de vista;
• Registre, em seu caderno, esses argumentos, os quais servirão para outras atividades, em aulas posteriores. Fonte: Naherty Estevam / A Arte Liberta (ilustração) Direitos cedidos pelo autor para uso neste material.
2. A partir dos argumentos produzidos pelos colegas, debata com seu grupo sobre os pontos positivos e
os que deveriam se fortalecer nesses argumentos, de acordo com as orientações do professor. Registre as
observações feitas em relação à consistência dos argumentos analisados no caderno de anotações.
Soluções para a tarefa
Resposta: essa resposta não é minha eu peguei de outra pessoa que respondeu de outra pergunta
Explicação: O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.
É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos. A linguagem da rua não pede licença e grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração, mostra as diferenças sociais e raciais. Transforma locais "cinzentos" em arte colorida e que traz comunicação dos que não tem voz. É a arte da periferia se fazendo notar. Não está presa em museus e galerias, está nas ruas, nós muros, pra quem estiver passando.
pontos positivos:
•dá voz à população periférica, oprimida, que não tem voz na mídia
•embeleza a cidade, colorindo e decorando
•democratiza a arte, podendo se vista por todos
• leva questionamentos e posição política para discussão
• denuncia opressões: racismo, machismo, lgbtqia+fobia, preconceitos
• empodera mulheres "grafiteiras"
Argumentos em defesa do grafite podem abordar esses aspectos da prática:
- Apenas o fato de que as pessoas, que vivem na margem da sociedade e nas periferias, usam das técnicas do grafite em lugares públicos para expôr as suas queixas sociais e ideais, é o suficiente para que essa manifestação artística seja defendida por todos, pois ir contra isso é ir contra a democracia e a liberdade de expressão.
- O grafite permite o grito àqueles que não possuem voz.
- Através do grafite desses artistas e pensadores podemos pensar no mundo em que vivemos por uma perspectiva diferente daquela confortável da qual estamos acostumados: as nossas casas, trabalho, escola, universidade.
- Isso porque podemos entrar em contato com a realidade da nossa sociedade direto da fonte: as ruas. As ruas que são perigosas. Lá existe o perigo de um ser humano se tornar um animal ou um ser invisível, ao que chamam de indigentes. Enfim, o grafite nos força a olhar, para fora e para dentro.
- Pois, como podemos ver em muitos lugares, o grafite denuncia alguns tipos de violência muito evidentes, como o racismo, o machismo, a corrupção, mas às vezes denunciam violências que nem sempre percebemos, como a violência simbólica.
Grafite
O grafite é uma prática artística que surgiu no Bronx, Nova Iorque, que consiste em utilizar técnicas de tinta sobre muros e paredes. Geralmente esses locais são públicos.
Mais sobre grafite em: https://brainly.com.br/tarefa/47888810
#SPJ2