1- Oque era o "comitatus" dos germanicôs
2- Explique o direito consultudianario.
3- Porque os barbaros germanicos era considerados seminomades?
4- Como as vilas romanas se tornaram a basebda economia na Idade Media Europeia?
5- Porque a aliança entre Clovis e a Igreja Cátolica foi umportante para os dois lados?
6- Qual a importancia da Igreja Cátolica na construção mentalidade do homem medieval?
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
1-é uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade. Foram grupos formados por guerreiros e seu chefe. Ocorreram relações entre nobres, que nesse período eram os únicos que entravam em combate. Havia nessa relação uma troca mútua de serviço e lealdade. serviço militar em troca de terras, segurança, compensação e/ou privilégios[1]. Segundo a estrutura do feudalismo, o vassalo poderia ser por exemplo um nobre, e seu suserano um rei.
2-é o direito que surge dos costumes de uma certa sociedade, não passando por um processo formal de criação de leis, no qual um poder legislativo cria leis, emendas constitucionais, medidas provisórias etc. No direito consuetudinário, as leis não precisam necessariamente estar num papel ou serem sancionadas ou promulgadas. Os costumes transformam-se nas leis.
3-Os povos germânicos ficaram conhecidos como seminômades por terem uma residência fixa, onde passavam as noites e faziam plantações, mas não ficavam muito tempo, logo iam embora.
4-não sei
5-A igreja católica se aliou ao rei franco para
conseguir maiores adeptos. A aliança garantia a proteção à igreja.Clóvis se converteu a o cristianismo e com isso conseguiu maior apoio dos cristãos, como o cristianismo tinha se expandido por vários cantos, a aliança entre o rei e a igreja era propicia para que um pudesse contar com a colaboração do outro.Foi por meio dessas alianças que a igreja conseguiu o domínio sobre todos os povos da Europa durante a idade media, se constituiu como única religião desses povos.
6-A igreja católica limitava os conhecimentos humanos e os restringiam à sua vontade e considerava crime de heresia quem era contrário aos seus dogmas. A punição era a morte e, portanto, a população era guiada com base na religião para todos os acontecimentos à sua volta.
Perguntas interessantes