Sociologia, perguntado por amabillyfernand, 1 ano atrás

1) OQUE É SOCIALIZAÇÃO ?
2) EM QUE É BASEADA A SOCIALIZAÇÃO ?
3) QUAIS SAO AS NORMAS DE SOCIALIZAÇÃO ?
4) QUAL É A PRINCIPAL OBJETIVO DE CONTROLE SOCIAL
5) COMO FUNCIONA O CONTROLE SOCIAL

Soluções para a tarefa

Respondido por Rayeneraele
1
Aprendizagem através da qual interiorizamos os valores, as regras sociais e os modelos de comportamento.

Imitação- consiste na reprodução dos comportamentos observados.

Identificação- processa-se quando u indivíduo se identifica com outra pessoa que desempenha determinados papéis considerados importantes.

Agentes de socialização: família, escola, meios de comunicação social,os pares.

Aculturação: processos que resultam do contacto entre essas pertencentes a culturas ou subculturas diferentes. Pode ser feita por reintegração ou por destruição.

Padrões de cultura:

São modelos culturais, sociais ou de conduta. São formas coletivas de comportamento que permitem aos seres humanos aferir a sua conduta individual e prever a conduta dos outros

Qual a sua importância?

Contribuem para facilitar a adaptação dos indivíduos à sociedade. Permitem agir segunda os padrões culturais o que nos da um forte sentimento de normalidade. Permitem prever como poderão comportar-se as outras pessoas e são uma espécie de hábitos sociais.

O controle social é o controle exercido pela sociedade sobre o governo. Por meio do controle social, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva. Este modelo de gestão cria um profissional de articulação e negociação, que fomenta a cooperação e que atua no planejamento e na coordenação com foco no interesse coletivo. No controle social, o governo atua sob fiscalização da população, da opinião pública e da esfera pública política. 

De acordo com o Governo Federal Brasileiro, o Controle Social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos. Trata-se de uma ação conjunta entre Estado e sociedade em que o eixo central é o compartilhamento de responsabilidades com vistas a aumentar o nível da eficácia e efetividade das políticas e programas públicos.
Perguntas interessantes