1) Oq são máquinas mecânicas simples?
2)Quais são os três tipos de máquinas simples q estudamos?
3)Escreva três máquinas simples que nos ajudam a realizar tarefas todos os dias
4) Como são formadas as máquinas complexas?
5)Escreva uma situação prática onde você percebe a utilização do sistema de roldanas
6)Descreva uma situação prática onde você percebe a utilização do plano inclinado
Pfvvv ajudaa dou 50 pnts
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., que estudou as máquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso.
2) Os três principais tipos de máquinas simples são: Alavanca, Roldana e Plano Inclinado.
Vamos aos dados/resoluções:
As Máquina Simples que são usadas para levantar e ainda assim locomover quantidades grandes de peso (muita das vezes, acima da nossa capacidade muscular), foram inventadas com intuito de melhorar e facilitar, com ênfase em ampliar a força em determinadas partes.
Dessa forma, a alavanca funciona como uma barra que funciona como uma "ponte" entre a potência e resistência e acaba possuindo um ponto fixo (servido como ponto de apoio), força potente (que acaba fazendo a força) e a força resistente (que é quem recebe a força em si).
Enquanto o Plano Inclinado em si acaba sendo extremamente útil quando é permitido reduzir a força para deslocar um objeto verticalmente e as Roldanas acabam tendo prioridades para elevar os objetos e até mesmo serem efetuadas com a força aplicada.
3) Planos inclinados são muito usados no nosso dia a dia. Veja alguns:
Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que
deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria
necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa.
Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo
agudo. Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um tipo de
cunha.
Parafuso – Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano
inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.
Alavanca – Nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de
apoio quando uma força é aplicada para vencer a resistência.
4) Máquinas complexas são o resultado de uma combinação de duas ou mais máquinas simples. Eles podem ser tão pequenos quanto um relógio mecânico ou tão grandes quanto um guindaste de construção. Exemplos de máquinas compostas são carros, guindastes ou bicicletas.
5) As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los. Elas são utilizadas na construção civil, na composição de motores, aparelhos de academia etc.
Ela geralmente é utilizada para erguer objetos pesados, e a força feita para tal tarefa corresponde exatamente ao peso do objeto elevado.
6) Carro subindo ladeira
Já tirou sua carteira de habilitação? Não? Então, assim que você entrar na autoescola vai perceber que um dos maiores medos é passar por uma ladeira. Realmente é uma grande responsabilidade! Imagine um carro de 1500kg numa ladeira com inclinação de 30°. Considere também que o coeficiente de atrito estático seja 0,6 e a gravidade local igual a 10m/s². Decompondo o peso e utilizando a relação Fat= μN, conseguimos calcular a força de atrito necessária para manter o carro parado, que seriam quase 7800N! Meu Deus!
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO