História, perguntado por yasminfs2301, 9 meses atrás

1) oq foi a intedencia das minas? 2)oq eram as casas de fundições? 3)oq era o Quinto? 4)oq é captação? 5) oq foi a derrama? 6) oq era o sistema de datas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellyribeiro2014
3

Resposta:

Intendência das Minas foi: o órgão criado para cobrar os impostos e superintender todo o serviço de mineração. Foi criada uma Intendência para cada capitania do Brasil em que houvesse extração de ouro.

Casas de Fundição eram: casas onde o ouro e prata eram extraído no Brasil, no período colonial, era fundido. As casas de fundição eram os mais antigos órgãos encarregados da arrecadação dos tributos sobre a mineração, pois dessa forma, o controle do ouro e da prata ficava mais fácil.

O Quinto era: um imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e sua forma de cobrança variou conforme a época e a Coroa Portuguesa era feita das primeiras doações das capitanias hereditárias por D. João III, em 1534.

Capitação são: os impostos que são pagos para a capita, cobrados em diversas épocas da história. O seu valor é independente do rendimento do coletado. Na época feudal era cobrado das famílias burguesas. Caso coletivo se pagava todas as cabeças e caso individual se pagava a si próprio.

derrama era: um dispositivo fiscal aplicado em Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o teto de cem arrobas anuais na arrecadação do quinto.

Datas eram: os lotes em que as minas de ouro em divididas.

Perguntas interessantes