Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1)Onde e quando surgiu o Romantismo?

2)Que país o divulgou?

3)Citar autores e obras (Alemanha, Inglaterra, França e Portugal)

4)Quando o Romantismo surgiu no Brasil? Citar autore e obra

5)Pesquise sobre as três gerações do Romantismo no Brasil, caracteristicas, autores e obras

Soluções para a tarefa

Respondido por ThaysNati
5
1) O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX.

2) O Romantismo teve origem na Inglaterra (e na Escócia) porque este país foi pouco permeável ao Classicismo, MAS FOI A FRANÇA QUE O DIVULGOU.

3) França: Michel de Montaigne
• Inglaterra: William Shakespeare
• Alemanha: Albrecht Dürer
• Portugal: Luís Vaz de Camões
• Itália: Leonardo da Vinci
• Espanha: Miguel de Cervantes
• Países Baixos: Erasmo de Roterdã

4) O Romantismo no Brasil teve como marco a publicação, em 1836, do livro de poemas Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

5) Os escritores Araújo Porto Alegre, Sales Torres Homem, Pereira da Silva e Domingos José Gonçalves de Magalhães resolveram escrever uma revista com temas de interesse nacional

ACHO QUE É ISSO!

MarinaCSotine: No ponto três, você deu como exemplos escritores renascentistas, não românticos.
Respondido por MarinaCSotine
7
1- O Romantismo é uma escola literária surgida na Alemanha, no séc. XVIII, pela publicação do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe.
2- Mesmo tendo surgido na Alemanha, foi mais bem difundido na/pela França.
3- Alemanha: Goethe; Inglaterra: Wordsworth, Coleridge e Byron; França: Victor Hugo; Portugal: Garret, Herculano e Castelo Branco.
4-Surgiu no Brasil no fim do séc. XVIII. Autor principal: José de Alencar (Iracema, Senhora, Lucíola etc), Golçalves Dias, álvarez de Azevedo, etc.
5- 1° geração: nacionalista. As principais temáticas exploradas, dado o processo de independência, é o orgulho em relação ao terrítório e utilizando como herói nacional a figura do indígena. (Melhores exemplos são os poemas Canção do Exílio e Juca Pirama).
2° geração: ultrarromântica. Conhecida como "geração do mal do século", já que grande parte da população, inclusive os poetas, eram acometidos pela tuberculose (ademais, muitos escritores viviam uma vida de boêmia, que acabava por trazer muitas outras enfermidades). Inspirados pelo spleen byroniano, escreviam poemas com o amor como temática, mas tratado de forma exagerada, passando ideias fortes de tédio, saudades da infância, exaltação à morte, etc. Principal autor: Álvarez de Azevedo.
3° geração: condoeira. Em transição para o Realismo, colocava nos textos críticas à sociedade (principalmente à escravidão ainda existente). Inspirados pelos textos de Victor Hugo, da França, denunciavam os males e desigualdads presentes na humanidade da época. Principal autor: Castro Alves.

thaytapaz: corretíssimo :)
Perguntas interessantes