Sociologia, perguntado por julianaaguiar3245, 1 ano atrás

1. Olavo Bilac, autor de destaque no Parnasianismo, atesta seu ideal de objetividade e de perfeição formal, já que é adepto da arte pela arte.Esse poema é uma das profissões de fé do artista. Assinale a afirmativa correta acerca das características presentes nos versos de Bilac.
a) Presença de redondilhas menores.
b) Uso de rima rica em rua / nua / construa.
c) Beleza é sinônimo de engajamento.
d) Fazer poético depende de emoção.
e) O alvo dos versos é o leitor poema.
2. Usando o poema “A um poeta”, de Olavo Bilac, como referência, responda: a) O eu-lírico, na primeira estrofe, indica quais os passos devem ser seguidos na composição de um poema. Transcreva as cinco “sugestões” dadas.
b) Em “A um poeta”, o chamado “príncipe dos poetas parnasianos” indica qual seria a receita a quem deseja escrever bem. Redija um pequeno parágrafo (máximo 4 linhas), claro e coerente, que explicite o conceito de poesia, segundo o eu-lírico do poema lido.
c) Redija um pequeno parágrafo argumentativo (máximo 4 linhas) associando o poema aos preceitos estéticos do Parnasianismo.
3. Ao longo do Texto I, Olavo Bilac, autor de destaque no Parnasianismo, atesta que
a) a beleza do texto deve ser disfarçada pela sofisticação do vocabulário do poema.
b) a concentração e persistência do artista favorecem o trabalho de escrever poesia.
c) O escritor será mais valorizado por todos se deixar perceber como o texto foi elaborado.
d) O fazer poético está ligado intimamente à emoção, à inspiração do artista.
e) Os poetas iniciantes devem demonstrar ao leitor como as dificuldades foram vencidas.
O texto II serve de base para responder às questões de 4 a 6.
TEXTO II

“Inania Verba”

Ah! quem há de exprimir, alma impotente e escrava,
O que a boca não diz, o que a mão não escreve?
- Ardes, sangras, pregada a tua cruz, e, em breve,
Olhas, desfeito em lodo, o que te deslumbrava...

O Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:
A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...
E a Palavra pesada abafa a Ideia leve,
Que, perfume e dano, refulgia e voava.

Quem o molde achará para a expressão de tudo?
Ai! Quem há de dizer as ânsias infinitas
Do sonho? E o céu que foge à mão que se levanta?

E a ira muda? E o asco mudo? E o desespero mudo?
E as palavras de fé que nunca foram ditas?
E as confissões de amor que morrem na garganta?!
4. No soneto “Inania verba”, Olavo Bilac, o príncipe dos poetas parnasianos, reflete acerca do fazer artístico. Redija um pequeno texto argumentativo (máximo 4 linhas) comentando a concepção de poesia expressa pelo eu lírico.
5. “Inania verba”, expressão latina que dá título ao poema de Bilac, pode ser traduzida por “Palavras fúteis”, “de pouca ou nenhuma importância”, “inúteis”.Com base nos significados possíveis para a expressão que dá título ao poema, responda: a) Por que esse título é empregado?
b) Por que a forma do texto é mais importante que a ideia que se quer expressar?
c) Por que o soneto deve ser classificado como metalinguístico?
6. O texto de Bilac se constrói por meio de monólogo da voz poética, diante da dificuldade de expressão. Com base na afirmativa anterior, a) redija um pequeno parágrafo argumentativo (máximo 4 linhas), explicitando quais são as principais reflexões do poeta acerca da composição poética.
b) enumere as antíteses empregadas no soneto para caracterizar pensamento e forma.
c) cite a principal característica parnasiana desenvolvida ao longo dos versos.
7. O Parnasianismo é também conhecido como a manifestação realista na poesia e, por isso, possui peculiaridades que demonstram sua oposição às posturas românticas. Entre os versos transcritos a seguir, todos classificados como parnasianos, percebe-se o culto ao estilo e ao trabalho formal em *
a) Treme o rio a rolar, de vaga em vaga.../Quase noite. Ao sabor do curso lento/Da água, que as margens em redor alaga,/Seguimos. Curva o bambual ao vento. (Olavo Bilac)
b) Mulher! Ao ver-te nua, as formas opulentas/Indecisas luzindo à noite, sobre o leito/Como um bando voraz de lúbricas jumentas,/Instintos canibais refervem-se no peito. (Carvalho Júnior)
c) Razão, irmã do Amor e da Justiça/Mais uma vez escuta a minha prece./É a voz dum coração que te apetece,/Duma alma livre, só a ti submissa. (Antero de Quental)
d) Torce, aprimora alteia, lima/A frase; e, enfim,/No verso de ouro engasta a rima,/Como um rubim. (Olavo Bilac)
e) Fino artista chinês, enamorado,/Nele pusera o coração doentio/Em rubras flores de um sutil lavrado,/Na tinta ardente, de um calor sombrio. (Alberto de Oliveira)
"me ajudem no que puder por favor"​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
23

Sobre a obra de Olavo Bilac, temos que:

1 - b) Uso de rima rica em rua / nua / construa.

2 - a) Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!

b) A poesia poderá ser tida como um texto em versos que serve para expressar os desejos de um autor, ou ainda seus sentimentos. Pode ser dos mais diversos temas.

c) Para Bilac a poesia deverá ser um fim em si mesmo em que um bom poeta escreve em prol da arte da beleza.

3 - b) a concentração e persistência do artista favorecem o trabalho de escrever poesia.

4 - A poesia para ele é um trabalho árduo e que o poeta deverá dar o melhor de si, já que o poema deverá ser uma espécie de obra de arte e muito belo.

5 - a) Que o poeta irá falar daquilo que seu coração está cheio, se ele não tiver o requinte que o poeta necessita, suas palavras serão fúteis.

b) Pois é a linguagem falando dela mesma.

6 - a) Que deverá ser uma obra de arte em que o poeta deverá dar o melhor de si mesmo na construção dos versos e que ela deverá se ruma obra prima.

b) O Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:

A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...

E a Palavra pesada abafa a Ideia leve,

Que, perfume e dano, refulgia e voava.

c) O rigor formal, as rimas ricas, o tema metalinguístico, etc.

7 - d) Torce, aprimora alteia, lima/A frase; e, enfim,/No verso de ouro engasta a rima,/Como um rubim. (Olavo Bilac)

espero ter ajudado!

Respondido por Matheusieti
2

1 - A alternativa B é a que melhor faz uso das rimas apresentadas por Olavo Bilac.

Esse estilo de rima pode ser desenvolvido a partir da setilha, que possui estrofes com sete versos cada, e a sextilha, na qual possui estrofes de 6 versos, além dos versos com 7 sílabas poéticas.

Vale notar que a literatura faz parte do nosso cotidiano, por isso, quando pensamos imensidão da produção literária que diversos pensadores desenvolveram até hoje, notamos que ela também estará presente na fora do âmbito da produção artística, possuindo diferentes vertentes literárias.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/14185453

2 -

A - Os passos apresentados pelo Eu Lírico no poema se caracterizam a partir das seguintes palavras: trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua.

b) A partir da sensibilidade que a poesia apresenta ao leitor.

Para ser mais exato, o eu lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.

Deste modo, a criação poética necessita de um eu lírico para que o conteúdo seja acessível e se torne mais acessível.

c) Para Olavo Bilac, a leitura está diretamente ligada a construção da arte, que é toda forma de expressão do indivíduo, e, partindo deste ponto, ela acompanha o desenvolvimento do mundo, sendo dividida em escolas artísticas.

Dentre suas características na literatura podemos destacar:

  • O soneto;
  • Os poemas descritivos e narrativos;
  • A métrica de doze sílabas; Um vocabulário rebuscado, dando um tom mais complexo ao poema;
  • As rimas regulares, raras e artificiais.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/4502806

3 - A alternativa B é a que melhor apresenta as características do discurso poético do parnasianismo.

A poesia tem grande contribuição para a sociedade que vivemos hoje, podendo traçar um paralelo com questões sobre a violência e a realidade, o que nos remete aos aspectos sociais e econômico que podem aumentar a violência e como devemos cuidar desse fator para que não se torne um problema maior.

O poema retrata de forma direta a experiência do autor em relação a violência na sua época, o que acaba servindo de referência para o leitor.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/20322450

4 - Nesse sentido, a criação poética necessita de um eu lírico para que o conteúdo seja acessível e se torne mais acessível.

A interação social faz parte do processo e comunicação entre os indivíduos, e, como eles se relacionam dentro do espaço.

Por isso, pensar em poesia, é entender que ela também estará presente na fora do âmbito da produção artística, tendo influência na vida dos indivíduos e na forma como eles irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/4525677

5 -

A) Vemos aqui o poeta colocando para fora tudo aquilo que sente, sendo a poesia a válvula de escape para essa transformação.

A pontuação, o ritmo dos versos e a dualidade apresentada, ressaltam o potencial característico de uma busca pelas diferenças entre os grupos, e o diálogo observado entre os dois.

b) Aqui, o auto utiliza de uma linguagem pessoal. A linguagem tem um papel muito interessante na promoção da construção do conhecimento, essa, que quando aliada ao letramento faz parte da experiência na sociedade.

Partindo deste ponto, a fonética pode ser vista como  estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos e à produção, articulação e variedades.  

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/22809593

6

A -  Aqui, o autor apresenta o fato da obra de arte se relacionar diretamente com a busca para se tornar uma obra prima, ou seja, o ápice da criação.

B - As antíteses empregadas são:

1 - Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:

2 - A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...

3 - E a Palavra pesada abafa a Ideia leve,

4 - Que, perfume e dano, refulgia e voava.

C - No texto, as principais características parnasianas são justamente as linguagens formais e o desenvolvimento palavras rebuscadas.

Dentre suas características expressas no texto podemos destacar:

O soneto;  Os poemas descritivos e narrativos;  A métrica de doze sílabas; Um vocabulário rebuscado, dando um tom mais complexo ao poema;  As rimas regulares, raras e artificiais.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/24686024

7 - O Verso: Torce, aprimora alteia, lima/A frase; e, enfim,/No verso de ouro engasta a rima,/Como um rubim. (Olavo Bilac) é o que melhor apresenta as características literárias propostas pelo autor.

O jogo de palavras nesse poema é muito interessante e pode se ligar a modernidade e as relações interpessoais que existem.

Mais sobre:

https://brainly.com.br/tarefa/13505202

Anexos:
Perguntas interessantes