1. Oficialmente, a Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, na Alemanha, serviria para garantir a livre circulação e comércio na bacia do rio do Congo e no rio Níger, bem como o compromisso das potências europeias de lutar pelo fim da escravidão no Continente. Entretanto, o maior objetivo das negociações era *
A)garantir os direitos portugueses de colonização sobre toda a área que se estende entre Angola e Moçambique, na África Austral, já que Portugal foi o primeiro país a se instalar nos territórios africanos.
B)resolver os conflitos entre as potências europeias, que tinham interesse em adquirir a maior extensão de territórios e possessões na África, continente rico em recursos naturais e em matérias-primas.
C)concretizar os planos de Martinho Lutero que, no contexto da Reforma Protestante, preconizou a conversão dos povos africanos ao cristianismo evangélico.
D)apoiar a expansão do Partido Nazista alemão com a anexação de novos territórios e, consequentemente, de novos cidadãos para a formação do III Reich.
E)impedir a participação dos países emergentes da América do Sul no comércio de longa distância de produtos como ouro, diamantes e marfim. Por favor é para hoje!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
A conferência de Berlim partilhou a África em vários territórios para as potências imperialistas europeias da época que tinham interesse em recursos do continente.
A Conferência de Berlim buscou resolver os conflitos entre as potências europeias, que tinham interesse em adquirir a maior extensão de territórios e possessões na África, continente rico em recursos naturais e em matérias-primas. ( Alternativa B)
A Conferência de Berlim teve como pauta principal resolver pendência a respeito da ocupação do continente africano. Concluiu-se que haveria a partilha da África.
Esse resultado gerou o sistema do neocolonialismo, que ocasionou a extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
Muitos países participaram do neocolonialismo o que carretou, ao longo dos anos, conflitos e tensões entre os impérios. No início do século XX, o imperialismo chegou ao seu ponto crítico, todos os países estavam saturados com a "guerra expansionista" e o fruto dessa saturação foi a eminência da Primeira Guerra Mundial.
Para mais informações, acesse:
Conferência de Berlim: brainly.com.br/tarefa/1102718