1: Ocorrem eleições para mudança do governo francês, que substitui a Assembleia Nacional pela chamada Convenção Nacional, nesse governo é proclamada a República. Dentro da Convenção Nacional vão surgir grupos políticos do Terceiro Estado que passam a se defrontar em seus ideais e desejos políticos, entre eles os Girondinos e os Jacobinos. Aponte a informação que corresponde à organização desses grupos. *
1 ponto
a) Girondinos defendiam propostas radicais como o fim da propriedade privada e a reforma agrária e eram liderados por Danton e Marat. Os Jacobinos defendiam os interesses da nobreza de toga (aqueles burgueses que compravam títulos de nobreza).
b) Os Girondinos era um grupo composto por deputados que agiam conforme seus interesses e sentavam-se ao centro da Convenção. Os Jacobinos eram a alta e média burguesia, composta por banqueiros, armadores, industriais e comerciantes.
c) Girondinos e Jacobinos defendiam interesses em comum, inclusive sentavam-se próximos a cadeiras mais ao alto da Convenção, o que lhes rendeu o apelido de montanheses.
d) Girondinos representavam sobretudo a alta e média burguesia, composto por banqueiros, armadores, industriais e comerciantes. E os Jacobinos representavam a pequena burguesia e as camadas populares e desejavam aprofundar a revolução.
2: A Convenção passou a promover uma série de mudanças radicais, comandadas pelos líderes jacobinos Robespierre, Marat e Danton. Reformas no país e perseguição a todos aqueles que se opunham a ela. Essas medidas radicais tiveram forte oposição dos girondinos. Diante dos acontecimentos, os jacobinos dão início a uma nova fase governamental na França. Indique algumas práticas desse período denominado “Terror”. *
1 ponto
a)A alta burguesia assume o poder da Convenção Nacional e determina que todos os direitos políticos seriam encarregados apenas ao grupo de banqueiros, armadores, industriais e comerciantes. Esse período foi um “Terror” para os camponeses
b)Ocorreram protestos organizados pelo Segundo Estado, onde os nobres exigiram frente aos jacobinos uma maior participação da política e o retorno aos seus privilégios existentes anos antes do início do processo revolucionário na França.
c) Houve condenações injustas, perseguições por motivos pessoais, Danton é guilhotinado a mando de Robespierre. Os jacobinos perderam-se em seus ideais e veem seu movimento perder forças - a alta burguesia consegue retornar ao controle da nação.
d)Houve um reequilíbrio total dos direitos garantidos aos membros do Terceiro Estado. Os camponeses e os Sans-culottes conseguiram, através de protestos pacíficos, adquirir uma participação significativa na sociedade francesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) anarquistas espero ter ajudado quem teve dificuldade
Fatos históricos nos mostram que os Giordinos faziam parte do Terceiro estado, lado a lado dos Cordeliers e dos Jacobinos. Eles defendiam a busca por uma Monarquia Constitucional na França, defendendo a queda do absolutismo. além de representarem uma parcela da população que era composta pela burguesia. Letra D.
Como observamos as características dos Giordinos?
A partir da defesa das suas posições. Eles preservaram o poder econômico, tendo receio que as camadas populares, ou seja, aqueles que não faziam parte da burguesia nem da alta classe tomassem o poder.
Mais sobre a Monarquia absolutista:
https://brainly.com.br/tarefa/17494543
2 - Naquele período, vemos que as perseguições alcançaram as bases do terceiro estado, porém, o movimento dos Jacobinos passou a perder forças com o tempo, até seu retorno com a queda do absolutismo. Letra C.
Como notamos o terceiro estado no período da Revolução Francesa?
Naquele época, houve um descontentamento dessa camada da população, que era composta pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista daquela fase e a igreja.
Mais sobre a Monarquia:
https://brainly.com.br/tarefa/13205200
#SPJ3