História, perguntado por vivianadriana1414, 6 meses atrás

1-Observe o mapa, e escreva o nome dos territórios que constituem as “duas Amazônias” e a região Norte do Brasil.​

Soluções para a tarefa

Respondido por duranscarlosalberto0
1

Resposta:

cadê a foto ?

Explicação:

nós precisamos ver a foto para responder à questão

Respondido por pietragabisilva
1

Resposta:

Explicação:

clima está mudando na maior floresta tropical do planeta — a Amazônia. No Brasil, a floresta abriga área equivalente à metade do território nacional, onde chove pelo menos 2 mil milímetros (mm) por ano e a temperatura média atinge 27 ºC. Com cerca de 20% de sua área original de floresta desmatada, boa parte dessa região dá sinais de que está se tornando mais quente e mais seca. Esses efeitos são mais sentidos nas porções que sofreram desmatamento e em suas vizinhanças, concentradas, mas não restritas, às bordas sudoeste, sul e leste. Naturalmente mais úmido e mais preservado, talvez por ser de acesso difícil, o noroeste da Amazônia resiste ainda relativamente bem às pressões naturais e às ações do homem.

Se essas tendências se exacerbarem ou mesmo se mantiverem nas próximas décadas, as duas Amazônias, que hoje são esboços, poderão ganhar contornos mais definitivos e contrastantes até meados deste século. Grosso modo, haveria uma floresta clássica, chuvosa, com uma densa vegetação tropical, que começaria a oeste de Manaus e entraria pelos países vizinhos até atingir as proximidades dos Andes. A segunda Amazônia, que estaria a leste e sul da capital amazonense, dentro do território brasileiro, seria a materialização dos temores da maioria dos estudiosos do clima e da ecologia: fragmentada e parte savanizada, com um período mais prolongado de seca, em que suas antigas áreas de floresta teriam sido tomadas pela esparsa vegetação do Cerrado ou por atividades agropecuárias.

“O lado oeste da Amazônia representa o passado do leste”, compara a química Luciana Vanni Gatti, do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “O que não queremos é que o leste seja o futuro de toda a região.” Gatti é uma das líderes de um projeto internacional que, há 10 anos, estuda o chamado balanço de carbono da floresta amazônica, a diferença entre a quantidade emitida e absorvida de carbono pela vegetação da região. Um dos grandes debates científicos atuais é determinar se a Amazônia continua a ser um sumidouro de carbono, papel que a floresta tem executado nas últimas décadas, ou se transformou em uma fonte desse elemento para a atmosfera. No primeiro caso, as árvores da floresta continuam crescendo e, por meio da fotossíntese, retiram da atmosfera mais dióxido de carbono (CO2), principal gás associado ao aumento do efeito estufa, do que emitem pela respiração. Contribuem, assim, para mitigar o aquecimento global. No segundo cenário, a região passa a jogar na atmosfera mais carbono do que sequestra.

Perguntas interessantes