História, perguntado por caroldesouza5523, 11 meses atrás

1-Observe novamente a imagem do tópico “Um oceano de temores” e responda às questões.

a) Com base na observação dessa imagem, o que podemos afirmar sobre o imaginário europeu acerca do oceano Atlântico no período da expansão marítima europeia?

b) Em sua opinião, o que teria disseminado essa visão entre os europeus da época​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por supermayaraxavier66
121

Resposta:A) Eles acreditavam que a viagem no oceano Atlântico era dificultada por temos e perigos,que devoravam tripulantes,além de apresentar abismos que tragavam embarcações e muitos outros.B) Em minha opinião,os otomos por verem os monarcas da península Ibérica tinham a opotinidade de lucrar no oceano,eles espalharam buatos sobre o oceano Atlântico,distorcendo algum acontecimento no mar. (eu acho,não tenho certeza,ainda. Assim que tiver certeza postou nos comentários.)

Espero de alguma forma ter ajudado!


beatrizdelimaprado: valeu
praissa45529: obrigada quebrou um galho em
supermayaraxavier66: por nada!!♥️
Respondido por JosGonza
2

Antigamente a travessia do Atlântico era difícil, arriscada e perigosa e por isso pode-se dizer que:

  • a) A imagem pode aludir aos medos e receios dos navegadores onde esperavam encontrar criaturas perigosas que pudessem atacar as suas vidas.
  • b) Muitas criaturas místicas foram supostamente vistas naqueles mares que incutiam medo nos marinheiros hoje sabe-se que existem criaturas enormes que poderiam ter incutido medo naquela época.

Navegação no antigo Atlântico

Desde os tempos antigos, navegadores experientes usavam o relevo das costas -cabos, golfos, praias e penínsulas - e a localização das estrelas no céu para navegar pelos mares e oceanos. Eles navegaram, mas a partir de 1803 surgiram os primeiros barcos a vapor, substituindo aos poucos os veleiros.

Antes da conquista da América, o Atlântico cumpria uma função fundamental de fronteira. Era uma espécie de gigantesca fronteira líquida entre o que era conhecido e o vazio, a escuridão absoluta.

Os europeus antigos eram muito supersticiosos, o que pode ter influenciado histórias místicas, como cobras enormes ou krakens que poderiam afundar qualquer navio. A visão do Atlântico naquela época correspondia à relação que temos com o espaço sideral: algo enorme, imensurável para nós, algo que exerce uma grande atração, mas que nem todos estamos dispostos a enfrentar.

As perguntas dadas podem ser respondidas:

  • a) O que podemos dizer sobre o imaginário europeu sobre o Oceano Atlântico no período de expansão marítima europeia?

Nas viagens antigas, os marinheiros encontravam enormes criaturas que eram feras marinhas que ameaçavam suas vidas e quando contavam suas experiências tendiam a exagerar, criando assim muitos mitos do mar Atlântico.

  • b) o que teria espalhado essa visão entre os europeus da época?

Muitos desses animais marinhos foram confundidos com animais marinhos reais avistados por marinheiros. É um bom exemplo da força da tradição no processo de redescoberta do Atlântico. Por exemplo, o famoso kraken, que era um enorme polvo ou lula gigante que afundou navios hoje, você sabe que se eles existem e vivem nas profundezas do mar, estes medem entre 10 - 14 metros de comprimento.

Se você quiser ler mais sobre o Oceano Atlântico, você pode ver este link:

https://brainly.com.br/tarefa/177464

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes