História, perguntado por viih6288, 10 meses atrás

1.Observe atentamente a gravura abaixo e assinale a alternativa correta:

a) O desenho desaprova o modo de vestir dos servos que era ridicularizado pelo clero e a nobreza.

b) A imagem retrata a sociedade francesa do Antigo Regime - clero, nobreza e servos - quando somente estes últimos pagavam impostos.

c) Percebe-se a crítica à injustiça social que vigorava na sociedade francesa, pois o somente os nobres eram taxados.

d) Trata-se de um símbolo da diversidade social que havia na França.​

Anexos:

gamafrancisca46: Qual é a res posta a letra a ou a b

Soluções para a tarefa

Respondido por yohannab26
273

  A caricatura reflete ao leitor os três estamentos do Antigo Regime Francês, ou seja, o clero, nobreza e servos - quando somente estes últimos pagavam impostos. ( Alternativa b)

 A interpretação da gravura consiste em analisar um homem pobre que ergue e sustenta dois homens bem quistos.

 O senhor que carrega o grande peso representa os servos ( o terceiro estado), único estamento obrigado a pagar impostos. O homem que estar sendo erguido e sem chapéu representa o papado, ( clero, que constitui o primeiro estado) e o que está localizada atrás do clero, representa o rei da França, percebe-se isso devido suas roupas pomposas e extravagantes.

 Essa posição reflete uma crítica ao sistema econômico da França no Antigo Regime, uma vez que o clero e a nobreza eram "sustentados" e enriquecidos devido aos altos impostos pagos pelos servos.

 Carregar nas costas é uma expressão popular que significa arcar com os luxos alheios.

Para mais informações, acesse:

Antigo Regime francês: https://brainly.com.br/tarefa/28987255

Anexos:
Respondido por larissamagrani
13

A imagem representa a desigualdade que havia na França antes da Revolução Francesa, no século XVIII (B).

A partir do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é que a Revolução Francesa se deu.

A Revolução Francesa surgiu como resposta a um absolutismo e aos privilégios do rei soberano Luís XVI, detentor de todo o poder estatal.

Assim, burgueses e população civil se aliaram para lutar em favor da liberdade e de maior participação política, econômica e social.

Com isso, o motim para o prosseguimento da Revolução Francesa foi o episódio da queda da Bastilha, que a culminou em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).

Na primeira fase, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada e entrou em vigor para assegurar os direitos do povo e da burguesia.

Lutando contra a Revolução, tanto o clero (primeiro estado) quanto a nobreza (terceiro estado) tentaram impedi-la, mas em vão, pois a ideia de luta e mudança já estava na cabeça do povo.

Com isso, as classes mais altas perderam seu prestígio, fim do absolutismo e do feudalismo na França, inspiração para novas manifestações, separação dos poderes estatais.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2655336

Anexos:
Perguntas interessantes