1. Observe as assertivas abaixo: A) Dizer que o ser humano é um ser moral é o mesmo que dizer que é um ser capaz de avaliar sua conduta a partir de valores morais. B) As normais morais são seguidas a partir das convicções de cada pessoa, enquanto as normas jurídicas são cumpridas sob pena de punição do Estado em caso de desobediência. C) Para os filósofos Aristóteles e Erich Fromm, as ações individuais seriam determinadas por fatores naturais e a liberdade seria apenas uma ilusão. São afirmações corretas;
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Correta
B) Correta
C) Falsa
Explicação:
a) “A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.”
b) As normas morais são regras de convivência social ou guias de ação, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o fazer.
A norma jurídica exerce justamente esse papel de ser o instrumento de definição da conduta exigida pelo Estado. ... O Direito Positivo, em todos os sistemas jurídicos, compõe-se de normas jurídicas, que são padrões de conduta social impostos pelo Estado, para que seja possível a convivência dos homens em sociedade.
c) A liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada. A liberdade é o principio para " escolher entre alternativas possíveis ", realizando-se como decisão e ato voluntário. Para Aristóteles e Fromm, liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.