1) Observe a tabela da página 39 e responda as questões: a) Cite os dois países do continente americano que estão entre os 10 mais populosos. b) Quais são os sete países da Ásia com maior contingente populacional? c) Cite o único país africano que está entre os dez mais populosos do mundo. 2) O que é população? 3) Em que década a população urbana ultrapassou a rural? 4) Quais foram os fatores que favoreceram o êxodo das áreas rurais? 5) Para prover as necessidades estabelecidas pela sociedade urbano industrial, foi necessário desenvolver uma agricultura moderna. Diante disso cite as características desse tipo de agricultura. 6) O que é a demografia? 7) O que é mapa de anamorfose? Como é o mapa anamórfico? 8) Observe o mapa da página 43 e responda: O Brasil possui grande população rural? Qual é essa porcentagem? 9) O que a pirâmide permite visualizar? 10) O que o eixo vertical e o eixo horizontal de uma pirâmide informam? 11) Qual dos países representados nas pirâmides etárias, da página 44, tem a população mais numerosa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1a Estados Unidos,brasil,México
b)china,Índia
c)Nigéria
2)conjunto dos habitantes de determinado lugar, região, país.
3)23 de maio de 2007
4)Um dos principais motivos que levaram a um alto índice de êxodo rural por todo o mundo foi a mecanização do campo, ou seja, a chegada das máquinas para efetuar os trabalhos rurais, como a colheitadeira, a máquina de arar, tratores, entre outras máquinas que começaram a cobrir as funções que eram até então, efetuadas
5)Com a revolução industrial foi necessário o desenvolvimento da agricultura mecanizada, ou agricultura industrial, sendo necessário produzir grandes quantidades de alimentos, com uma quantidade menor de trabalhadores, que pudesse alimentar os crescentes centros urbanos.
6)ciência que investiga as populações humanas (em aspectos como natalidade, produção econômica, migração, distribuição étnica etc.) sob uma perspectiva quantitativa
7)Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.
8)