Biologia, perguntado por teusxx, 7 meses atrás

1 -
Observe a imagem e responda porque no topo da montanha tem gelo e na base não?
Já aviso de antemão que não vale dizer que derreteu.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por CabocloBrasileiro
3

Resposta:

O que muda são as condições de temperatura. No alto da montanha, o ar é mais rarefeito, menos comprimido, com menos moléculas, portanto, com menos colisão e movimentação. Desse jeito, a temperatura e a pressão diminuem. Já que a temperatura é o grau de agitação das moléculas, com menos moléculas elas vão ter mais espaço pra circular, desse jeito elas não colidem e não  aumentam sua temperatura. A pressão também influi nisso. A pressão é a relação entre uma determinada força e a sua área.

Já que a ação da gravidade da terra puxa as moléculas pra o centro da terra (pra baixo) e nessa altitude da montanha existem menos moléculas, existe menos força peso das moléculas que comprimam outras moléculas. A analogia é um lençol. Na altitude da montanha o lençol é de algodão, bem leve, um lencol de moléculas pouco denso. Proporcionalmente, no nível do mar o lençol é de chumbo, um lençol de moléculas por cima de outras moléculas que fazem com que a pressão aumente. Isso acontece porque a pressão depende de uma força sobre uma área. A força é o peso, e a área a gente deixa constante pra conseguir separar.

Com pouca pressão as moléculas, por exemplo, de água vão se agitar menos, o que dá no estado físico sólido, o gelo. Com muita pressão, a água fica líquida, já que tem agitação suficiente pra se manter no estado líquido (bem mais do que na montanha).

Respondido por isabelly707950
1

Resposta:

Devido à rarefação do ar, quanto mais alta se situa um luga menor será a temperatura( menos moléculas presentes para absorver energia). Como exemplo é o monte kilimajaro, ele se situa em regia equatoria( invidência constante de raios solares) e em sua porção baixa é extremamente quente e no topo é gelo puro.

Explicação:

Perguntas interessantes