1) Observe a imagem e responda às questões:
- Quais os grupos sociais estão representados na imagem?
- O que eles estão fazendo e o que isso representa no contexto do Neocolonialismo do século XIX?
- Como o planeta Terra está representado na imagem?
- De que forma essa imagem se relaciona com o imperialismo?
Soluções para a tarefa
A - A imagem representa apenas a alta sociedade francesa e britânica, o que incluía a alta burguesia, o topo da hierarquia militar e os mais graduados funcionários do Estado.
B - Estão "dividindo" o planeta Terra como se fosse um jantar, de modo que cada figura (representando os dois países, Inglaterra e França) tira o seu "pedaço".
C - Está representado como se fosse um almoço.
D - Se relaciona com o Imperialismo na medida que foram justamente a França e a Inglaterra que mais ocuparam territórios no planeta durante o período (séculos XIX e XX), usando estes territórios para impulsionar o seu próprio progresso.
Resposta:
1)
As potências europeias estão dividindo o mundo entre si. Pode-se comparar com a partilha da África, onde cada potência queria um território.
Os dois estão dividindo a Terra, ou seja, estão dividindo o território.
o globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.
Sua forma arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo. Se observamos o Brasil, por exemplo, não conseguimos ver o Japão, que fica no lado oposto do globo. Já no Mapa Planisfério, conseguimos ver o Mapa-Múndi em plano, vendo todos os países.
imperialismo e o conjunto de ideias, medidas e mecanismos que, sobre determinação de um Estado-Nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômica sobre outras regiões geográficas, vizinhas ou distantes.
Está sendo utilizado como uma forma de alimento, pois eles acham que são donos do mundo.
As potências europeias estão dividindo o mundo entre si. Pode-se comparar com a partilha da África, onde cada potência queria um território.
2)
a) R:
Era conseguir escravos, que lutassem para dominar outras tribos e depois vende-lós. Nos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX os países europeus tinham no território africano sobretudo interesses econômicos, passando a ocupa-lo militarmente na segunda metade do Século XIX.
b) R:
A França dominou a maior parte de regiões, e a menor região ficou com a Bélgica.
c) R:
Pelo motivo de que no processo de ocupação territorial a exploração econômica é domínio político do continente Africano por potências europeias. Eles veriam quem ficaria com cada coisa.
d) R:
Primeiro eles tentaram formar resistência contra os europeus, mas devido ao poder bélico dos europeus ser maior que os africanos, essa resistência não duraram muito, e foram dominados, apenas algumas resistências deram certo.
3)
a) R:
O Darwinismo social coloca uma cultura como mais evoluída do que a outra e isso abriu a margem para a expansão da Europa enquanto potência colonizadora.
Certamente o Darwinismo social favoreceu a dominação da África, basta considerar que com essa distorção das teorias de Darwin os europeus atribuíam uma escala de hierarquia entre os seres humanos.
Essa ideia de hierarquia entre os seres humanos e o Darwinismo Social colocava os africanos como inferiores aos europeus, o que era usado como " justificativa " para a dominação da África e seus povos.
Darwinismo social é um nome dado a várias teorias raciais europeias provenientes do século XIX.
Explicação:
Espero ter ajudado, coloca como melhor resposta, por favor .
Tenha bons estudos!!!!!!!! ❤❤❤