História, perguntado por isaaaaaaahhhh, 9 meses atrás


(1 Observe a imagem do imperador Honório, que governou o Império Romano
dental de 395 a 423. Responda em seu caderno.
a) Que elementos da imagem associam o imperador às funções militares?
b) Relacione os dizeres do estandarte às mudanças em relação à religião que es-
tavam ocorrendo em Roma no fim do século IV e início do V. A leitura do texto
"g" da Atividade 1 (Revisão) ajudará no desenvolvimento da resposta.
c) Considerando o contexto em que Honório governou, você considera que ele
foi um imperador vitorioso do ponto de vista militar? A leitura do item "h" da
Atividade 1 (Revisão) e a análise do mapa "Invasões bárbaras (séculos IV eV)", na
página 140, ajudarão no desenvolvimento da resposta.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
62

Respondendo cada item do enunciado:

a) No sistema político romano, o imperador não era apenas o chefe de estado e de governo, mas também o comandante militar máximo do Império.

b) Nesse período histórico ocorria uma paulatina mudança de religião no Império Romano, do paganismo politeísta presente na região por séculos, ao cristianismo monoteísta que culminou no batismo do Imperador Constantino.

c) Considerando que o seu governo se deu num período de decadência do Império, é pouco provável que ele tenha sido vitorioso do ponto de vista militar (territórios do Império foram sendo ocupadas por tribos bárbaras gradativamente).

Respondido por larafalcon
6

Resposta:

a. Os dois imperadores são representados com trajes militares. Otávio tem uma postura imponente. Seu olhar, sua mão direita e seus pés estão direcionados para a frente, como se indicassem o futuro. Sua imagem reforça a condição de divindade atribuída ao imperador. Já Honório tem uma postura mais modesta, com expressão cabisbaixa. Sua representação é mais estática, aparenta pouca mobilidade, como se não pudesse conduzir seu povo nem o império. O estandarte de Honório atribui as vitórias a Deus, não ao governante, revelando o fim da ideia de divinização do imperador.

b. Sim. Com Otávio, Roma superou a crise da república e realizou reformas e medidas governamentais que a conduziram ao êxito e à prosperidade. Já Honório recebeu um império com instabilidades internas e ameaças externas. Nessa fase, parte do império já se via sob o domino dos “bárbaros”.

c. A frase do estandarte revela a aproximação de governantes com o cristianismo, que se tornou a religião oficial de Roma. Percebe-se a preocupação do imperador em “vencer” os “bárbaros”, invasores de Roma. Contra eles, o imperador precisa de força militar e apoio religioso.

d. Ao comentar as causas internas, o aluno deverá abordar os problemas sociais, políticos, econômicos e a mudança da mentalidade dos romanos, refletida na adesão ao cristianismo. Em relação às causas externas, a abordagem deve considerar as invasões dos “bárbaros”.

Explicação:

Perguntas interessantes