1) Observe a figura e procure responder:
a) Qual é o objeto da crítica do autor da charge?
b) Qual deles representa o mandarim (alto fun-
cionário do governo) chinês?
c) Da esquerda para a direita, que países são re-
presentados na charge?
d) O autor da charge era francês. Que atitude
assume a figura que simboliza a França?
Soluções para a tarefa
a) O objeto de crítica do autor da charge é a partilha do território da China pelas potências imperialistas europeias e pelo Japão.
b) O mandarim é representado pelo homem que está em pé com as mãos levantadas e que apresenta expressão de indignação com o evento.
c) Os países representados da esquerda para a direita são a Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Japão.
d) A figura que simboliza a França na charge é representada através de uma pessoa mais passiva, que apenas observa o que está sendo feito, enquanto Inglaterra, Alemanha e Rússia já estão repartindo suas áreas de domínio.
O imperialismo e a partilha de territórios
Com o objetivo de buscar novos mercados, matérias primas e novos locais de investimentos fora do cenário europeu, os países da Europa no final do século XIX e início do século XX, começaram a traçar planos para dominar territórios na África e Ásia.
A partilha da região foi realizada durante o Congresso de Berlim, entre os anos de 1884 e 1885, evento que reuniu as potências europeias e fez a divisão dos territórios da África e da Ásia.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o imperialismo e a partilha de territórios africanos e asiáticos em: https://brainly.com.br/tarefa/13753148