1) Observe a figura e faça o que é pedido nos itens abaixo:
a) Calcule a área dos dois quadrados menores.
b) Some a área desses dois quadrados.
c) Calcule a área do quadrado maior.
Compare a área do quadrado maior com a soma realizada no item b. O que você conseguiu observar através dessa comparação?
Soluções para a tarefa
Olá!
A - Supondo que "u" seja a unidade de medida do comprimento representado na figura, a área do menor quadrado é 9 u², ou seja, 9 unidades quadradas. Isso porque temos 3 unidades de comprimento e 3 unidades de altura, ou seja, dois lados iguais à 3 u. A área de um quadrado é calculada por u². Assim, como 3² = 3 × 3 = 9, temos 9 u².
Já a área do quadrado médio (segundo menor) é 16 u², ou seja, 16 unidades quadradas. Isso porque temos 4 unidades de comprimento e 4 unidades de altura, ou seja, dois lados iguais à 4 u. A área de um quadrado é calculada por u². Assim, como 4² = 4 × 4 = 16, temos 16 u².
B - A soma das áreas dos dois quadrados menores é 25 u², pois:
C - A área do maior quadrado é 25 u², ou seja, 25 unidades quadradas. Isso porque temos 5 unidades de comprimento e 5 unidades de altura, ou seja, dois lados iguais à 5 u. A área de um quadrado é calculada por u². Assim, como 5² = 5 × 5 = 25, temos 25 u².
-------------------------
# - Comparando a área do maior quadrado com a soma encontrada no item B, podemos concluir que são iguais, ou seja, a área do maior quadrado é igual à soma das áreas dos outros dois quadrados.
Isso que acabamos de fazer é uma prova do Teorema de Pitágoras, que afirma que:
Onde,
→ "a" é a medida da hipotenusa do triângulo retângulo;
→ "b" e "c" são as medidas dos catetos do triângulo retângulo.
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos ;-)