História, perguntado por seventwo65251, 1 ano atrás

1. Observe a charge a seguir, leia a sua legenda e relacione - a ao Plano de Metas do governo de JK, identificando a crítica feita nela.

2. O texto a seguir trata da polícia indigenista do governo Vargas. Leia - o para responder às questões.

"Em agosto de 1940, o presidente Getúlio Vargas visitou a aldeia dos índios Karajá na Ilha do Bananal, no Brasil Central. [...] *Como parte de seu projeto multifacetado de construção de um Brasil novo - mais independente economicamente, mais integrado politicamente e socialmente mais unificado*, Vargas voltou - se para o valor simbólico dos aborígenes. [...] os índios seriam definidos por Vargas por conterem as verdadeiras raízes da brasilidade.

[...] Consoante com sua imagem de 'pai dos pobre' , o presidente segurou um bebê Karajá nos braços. Depois de explorar a ilha, Vargas manifestou o desejo de reconhecer o território do 'Xavante extremamente ferozes' que habitavam as redondezas . Da seguranç

Soluções para a tarefa

Respondido por alcunhadasilva
50

Resposta:

1) o plano de matas de jk era acabar com a corrupção tamto que a uma música que diz .(vare vare vassorinha)ele também tinha o plano de modernização e emdustralização em que permitam a continuação do prosseço de subestuição e importação que vinha se desenrolando

Respondido por helenbatistamaues
2

1 - A charge intitulada de Meta de Faminto, é uma crítica irônica ao governo de JK e o seu Plano de Metas, inclusive, o fato que tal crescimento não foi suficiente para as classes mais pobres.

2 - Em relação à visão sobre os indígenas na Era Vargas, o presidente foi o primeiro que visitou uma aldeia indígena e considerou que eles fossem os verdadeiros povos do Brasil. Na ocasião, o presidente ainda distribuiu ferramentas de trabalho aos indígenas.

Era Vargas e o Plano de Metas

Apesar da grande importância que o governo de Juscelino Kubitschek, seu plano de metas acabou sendo bastante criticado, pois não atendeu a expectativa dos mais pobre, aliás, era assim que ele se autojulgava “pai dos pobres”.

Além disso, o governo de JK deu início ao desenvolvimento do país através da industrialização e do funcionamento ferroviário, conectando regiões e dando acesso a todas as classes sociais.

Em relação à Era Vargas, o mesmo tentou mostrar interesse pelos indígenas, mas conforme o texto, sua intenção também era voltada ao controle das terras, por isso sua visão foi apenas simbólica.

Entenda mais sobre a Era Vargas e o Plano de Metas de JK em: https://brainly.com.br/tarefa/3425590 e https://brainly.com.br/tarefa/12031257

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes