(1) O trecho trata da Inglaterra no século XVIII.
Mas, somente por intermédio do poder do Parlamento de emendar ou revogar velhos direitos de propriedade e de criar novos - por meio de Enclosure Acts, pelas quais muitas das terras comuns do país foram privatizadas -, o capitalismo agrário de grandes propriedades pôde existir.
A Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização ocorrido no final do século XVIII e início do XIX. Um fator que contribuiu para esse pioneirismo foi a
(A)
reforma agrária realizada pelo Parlamento, que concedeu à maioria da população um lote de terras cultiváveis, aumentando a produção.
(B)
proibição dos cercamentos de terra, que manteve o antigo direito da população de usar as terras comunais, absorvendo mão de obra no campo.
(C)
criação da lei dos cercamentos, que contribuiu para que a população rural fosse para as cidades, aumentando a oferta de mão de obra para as indústrias.
(D)
diminuição do poder do Parlamento, que possibilitou a monarquia inglesa retomar os monopólios comerciais e a produção agrícola.
(2)O texto apresenta informações sobre a organização da mineração, durante o período colonial brasileiro.
Por intermédio da localização dos “registros”, verdadeiras alfândegas que ficavam em pontos estratégicos para controlar a saída do ouro
e evitar o contrabando [...]
Com a descoberta de ouro na Região das Minas Gerais, o governo português
(A)
liberou o acesso aos locais e promoveu a fundação de vilas para abrigar a população mineradora.
(B)
criou uma estrutura de fiscalização e de controle das atividades de exploração do ouro.
(C)
nomeou membros da Coroa portuguesa, que foram designados para exploração do ouro.
(D)
usou as riquezas extraídas para promover melhorias à vida da população colonial.
(3)Formada pela elite da capitania de Minas Gerais, a Conjuração Mineira reuniu diversos proprietários de minas de ouro.
A desordem era perigosa ao governo dos povos, ainda mais a milhas de distância do centro do poder. Nas Minas, era também um entrave à tributação, e Portugal logo percebeu a necessidade de enquadrar a capitania a fim de que o ouro e as gemas fluíssem melhor para os cofres do rei.
De acordo com o texto, um dos principais motivos de desentendimento entre a elite colonial de Minas Gerais e a Coroa portuguesa, foi a
(A)
grande autonomia política da Colônia.
(B)
distância do governo português em relação à região de Minas Gerais.
(C)
exploração da mão de obra escravizada.
(D)
cobrança de impostos sobre a mineração.
ME AJUDEM PFVR...AGRADEÇO MTTT
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra C
Explicação:
o parlamento aprovou a lei dos cercamentos, que cercavam as propriedades rurais. Assim, as famílias de posseiros que viviam nessas terras não tinham mais condições de produzir, então elas formavam a mão de obra necessária ao trabalho das fabricas.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás