1. O trecho acima trata de um dos principais fatores que levou a crise do feudalismo no século XIV. Trata-se do/a: * 1 ponto a) Guerra dos Cem Anos, um exemplo típico de guerra medieval, que foi responsável pela morte de milhares de camponeses em toda a Europa. b) Grande fome que matou milhares de europeus devido ao aumento do preço dos alimentos e a diminuição da produção agrícola. c) Grande peste ou peste negra transmitida por pulgas que picavam os ratos e, depois, os seres humanos. Calcula-se que entre 1347 e 1350 a doença matou cerca de um terço da população europeia. d) Revoltas camponesas que ocorreram tanto na França como na Inglaterra por conta do alto custo de vida nas cidades e aos altos impostos cobrados. Analise a imagem a seguir:
2. Por que o tema da morte se tornou comum na arte e na literatura a partir do século XIV? * 1 ponto a) Devido ao grande número de mortos provocados pela peste negra, ao imaginário religioso, ao medo e a forma como a sociedade lidava com a doença e a morte naquele contexto. b) Porque a morte se tornou um grande negócio. Coveiros, cuidadores e curandeiros fizeram grandes fortunas na Europa com a disseminação da peste negra. c) A morte era tema mais comum na arte e literatura popular, pois a peste negra pouco atingiu as camadas sociais mais altas como o clero e a nobreza. d) A Igreja Católica liderou uma enorme campanha de conscientização dos perigos da morte. O uso de máscaras e a ajuda mútua eram incentivados pelo clero católico.
PORTUGUÊS - 1 a)/ 2 c)
QUÍMICA - 1 c)/ 2 c)
FISICA - 1 c)/ 2 a)
ARTES - 1 b)/ 2 c)
INGLÊS - 1 d)/ 2 b)
Soluções para a tarefa
1. A crise do Feudalismo deu-se devido a peste negra transmitida que matou cerca de um terço da população europeia. ( alternativa c)
A Peste Negra foi uma pandemia que surgiu na Europa por volta do século de XIV, foi responsável pela maiores índices de morte do continente.
Essa pandemia configurou a crise da Baixa Idade Média e com ela veio a crise do Feudalismo, uma vez que contabilizavam mais mortos do que vivos, dessa forma, não havia mão de obra para as lavouras.
Segundo o texto, " os vivos de fato quase não conseguimos enterrar os mortos", a situação era de catástrofe, pois a quantidade de mortos excedia a quantidade de pessoas aptas a enterrá-los.
Para mais informações, acesse:
Feudalismo: brainly.com.br/tarefa/22408824
2. O tema da morte tornou-se comum na arte e na literatura a partir do século XIV devido ao grande número de mortos provocados pela peste negra. ( alternativa a)
A pandemia da Peste Negra acometeu a Europa por volta do século de XIV, provocando um dos maiores índices de mortalidade da história.
Estima-se que a quantidade de mortos excedia a quantidade de pessoas aptas a enterrá-los. Foi devido essa catástrofe o tema da morte se tornou comum na arte e na literatura a partir do século XIV.
A arte medieval é muito relacionada com esta ideia da morte e do macabro. O humor na época era satírico, como não havia conhecimento científico a praga era frequentemente vista através de lentes macabras e sombrias.
Para mais informações, acesse:
Crise de XIV: brainly.com.br/tarefa/549836
Resposta:
1 - c) Grande peste ou peste negra transmitida por pulgas que picavam os ratos e, depois, os seres humanos. Calcula-se que entre 1347 e 1350 a doença matou cerca de um terço da população europeia.
2 - a) Devido ao grande número de mortos provocados pela peste negra, ao imaginário religioso, ao medo e a forma como a sociedade lidava com a doença e a morte naquele contexto.
Explicação:
➳ História:
↳1- C) 2- A)
➳ Geografia:
↳1- C) 2- D)
➳ Ed. Física:
↳1- A) 2- D)
➳ Biologia:
↳1- D) 2- C)
➳ Ed. Financeira:
↳ 1- B) 2- A)