1) o título do texto e memórias de um aprendiz
No 2° parágrafo o narrador propõe uma reflexão acerca do trabalhado do escritor de ficção
( verdade é uma palavra muito relativa para um escrito de ficção. O que é verdade é imaginacao?
Entre as afirmações seguir, qual não tem relação com a idade relatividade expressa pelo narrador no trecho?
A) no contexto ficcional fatos e personagens não precisam ser fiéis à realidade. O escritor de ficção por meio da imaginação, transforma, altera e recria fatos
B) para o escritor de ficção a verdade é relativazada pela própria natureza de seu trabalho que é criar mundos por meio de imaginação.
C) verdade é uma palavra muito relativa para um escrito de ficção porque, para ele não ha diferenças entre a realidade e a imaginação
5) Releia o trecho
( palavra: são tudo. Para quem escreve. Ou quase tudo Como a serra o martelo, a plaina, a Madeira, a cola e os pregos para o marceneiro: como a colher o prumo. Os tijolos e a argamassa para o pedreiro como a fazenda. A linha, a tesoura e a agulha para alfaiate.
A) considerando as comparações estabelecidas pelo narrador responda o que há em comum entre elementos mencionados no trecho( Serra martelo, etc)
B) Leia os verbos a seguir do poema procura poesia de Carlos Drummond de Andrade
( penetra surdamente no reino das palavras Lá estão os poemas que esperam ser escritos)
Os versos confirmam a resposta da questão anterior ?explique
C) Leia o boxo o exercício da metalinguagem. Depois responda o texto de Moacyr Scliar é os versos de Carlos Drummond de Andrade São metalinguísticos ? Por quê ?
O narrador afirma que as aparências enganam o escritor no Jardim sentado quieto está trabalhando enquanto mexendo com a terra cuidando das plantas está descansando.
A) Deduza nesse contexto em que consiste o trabalho do escritor?
B) o vizinho se engana em relação aos momentos de trabalho e de descanso do escritor. Dê sua opinião : o que o leva a essa é engano ?
C) conclua Por que, segundo o narrador literatura nem sempre parece trabalho ?
7) o escritor colombiano Gabriel García Márquez ao sentar-se para produzir, gostava de ter consigo, além da máquina de escrever, também tesoura" lápis borracha grampeador, etc.
A) o que esses instrumentos representavam para o escritor por que ele gostava de estar rodeoado deles?
B) o escritor gostava de se senti como o operário em construção de Vinicius de Moraes. Leia o boxo O operário em construção depois responda : oque o trabalho do escritor e o trabalho do operário têm em comum ? 3explique
8) No último parágrafo do texto tê-se As palavras são tudo, você disse Moacyr ? Você mentiu" Moacyr. Mais uma vez você mentiu""
A) por que o próprio narrador se corrige ?
B) na sua opinião. O narrador mentiu ou apenas fez ficção?
Gente me ajudaaaa!!!!!
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 1: A alternativa incorreta está na letra C.
Explicação: Está errada, pois o autor não traz o significado de verdade de uma forma confusa. No teto, o narrador consegue separar os significados de verdade e expressar bem sua ideia, criando também a diferenciação entre o real e o imaginário.
QUESTÃO 5:
Letra a- A relação presente entre as palavras e o autor aparece no texto como tão essenciais quanto são as ferramentas para um profissional marceneiro. O autor ao comparar retrata a importância das palavras para ele.
Letra b- Sim, os verbos confirmam. Os verbos são utilizados no passado, e se associam dando a ideia de uso de ferramentas.
Letra c- No texto ocorre o uso da metalinguagem por meio dos verbos. O autor utiliza a temática da linguagem/palavras e escrita, para falar sobre o ato que o mesmo tem em escrever, assim se configura a metalinguagem usada.
QUESTÃO 6:
Letra a- O autor escreve sobre seu processo para escrever e também como funciona sua imaginação.
Letra b- Pois para o vizinho o ato de escrever se trata de um descanso enquanto cuidar do jardim algo trabalhoso, mas para o escritor isso é o contrário.
Letra c- Pois o mesmo por vezes encontra descanso ao escrever.
QUESTÃO 7:
Letra a- Os instrumentos representam para o autor parte do seu eu, onde o mesmo se encontra naquilo que gosta de fazer.
Letra b- Os trabalhos se relacionam pois criam construções. O escritor constrói pensamentos e o operário obras físicas.
QUESTÃO 8:
Letra a- O autor cria essas auto correções para se aprimorar e corrigir aquilo que entende como erros que pratica.
Letra b- O texto surge como uma autobiografia sobre o processo criativo do autor, então o mesmo não mentiu.