1 - O título do poema – “O bicho” - indica que a intenção do autor é: a) Compartilhar com o leitor o sentimento de horror pela redução do homem à condição de animal. b) Destacar o fato de que só bichos catam restos na imundície. c) Mostrar como se comportam os bichos famintos. d) Contar o que aconteceu com os homens, que viu, em um pátio imundo. 2 - Que parte do texto nos faz perceber a reação do autor diante da cena? a) A descrição da imundície do pátio imundo. b) A visão do bicho procurando comida entre detritos. c) A descrição da voracidade com que o bicho engolia a comida. d) A expressão “meu Deus”. 3 - Assinale a alternativa em que se percebe a subjetividade do autor: a) “Vi ontem um bicho”. b) “Engolia com voracidade”. c) “O bicho não era um cão”. d) “O bicho, meu Deus, era um homem.”. 4 - Considerando as assertivas abaixo, sobre o texto de Manuel Bandeira, assinale a opção correta. I - Há no texto expressão de forte indignação frente à condição sub-humana de vida de uma pessoa que se alimentava de restos retirados do lixo. II - A revolta sobre como os bichos são tratados na cidade é tema deste texto. III - O texto fala da surpresa a respeito do comportamento mal-educado de um homem que comia como um animal. a)São verdadeiras I e III. b) São verdadeiras II e III. c) São verdadeiras I e II. d) Só a I é verdadeira. e) Só a II é verdadeira. 5. Este poema apresenta o intuito de: a) ( ) distrair. b) ( ) informar sobre um acontecimento. c) ( ) partilhar um sentimento. d) ( ) informar sobre a vida de um homem. 6 - As características presentes nas poesias do Modernismo são a liberdade formal na construção do poema, na estética. Os versos são livres e brancos. Livres( ausência de métrica) e brancos ( sem rimas). Já a linguagem é leve, com humor e ironia. Valorizava-se as coisas simples do cotidiano. Os poemas supracitados (citados acima) apresentam um conjunto de características tipicamente modernistas. Identifique estas características do modernismo. Copie versos que comprovam estas características e explique o porquê da escolha.
Soluções para a tarefa
Cóe, beleza?
Resposta & Explicação:
1.
A) Compartilhar com o leitor o sentimento de horror pela redução do homem à condição de animal.
Prova disto foi que o autor disse: "O bicho, meu Deus, era um homem.", demonstrando que o autor estava horrorizado e surpreso.
2.
D) A expressão “meu Deus”.
Bom, eu acabei explicando a primeira e a segunda questão com o comentário acima... :p
3.
D) “O bicho, meu Deus, era um homem.”.
Pois o "Meu Deus", que o autor 'solta' é uma expressão, um sentimento que ele sentiu. Portanto, demonstra intimidade com parte do leitor.
4.
D) Só a I é verdadeira.
Há no texto expressão de forte indignação frente à condição sub-humana de vida de uma pessoa que se alimentava de restos retirados do lixo.
II - A revolta sobre como os bichos são tratados na cidade é tema deste texto. Não é, pois a frase está bem distinta do que o texto quer que entendamos. Não faz sentido.
III - O texto fala da surpresa a respeito do comportamento mal-educado de um homem que comia como um animal. O homem está surpreso, mas não com a falta de educação do pobre coitado, e sim com a indignação de um homem se rebaixar tanto e ter de comer até lixo. Olha o que a fome faz...
5.
C) ( x ) partilhar um sentimento.
a) ( ) distrair. Está incorreta, pois o intuito é partilhar um sentimento demonstrado em todo o texto. O autor está surpreso e quer que sintamos seu respectivo sentimento.
b) ( ) informar sobre um acontecimento. Está incorreta, pois o intuito principal não é este, apesar do texto estar "informando sobre um acontecimento".
d) ( ) informar sobre a vida de um homem. Não está informando nada do homem, quanto mais a vida, só dizia que ele comia lixo.
6.
"Não examinava nem cheirava";
Pois contém um verso livro não padronizado, assim como o texto inteiro.
"O bicho, meu Deus, era um homem.";
Demonstra subjetivismo por parte do autor, com o "MEU DEUS", criando um laço íntimo com o leitor.
Boa sorte! :D